10 de Outubro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Datafolha: João Doria tem 53% e Márcio França, 47% dos votos válidos em SP

Postado em: 18/10/2018

Compartilhe esta notícia:

José Marques, FOLHAPRESS

O candidato do PSDB ao governo de São Paulo, João Doria, lidera as intenções de votos na primeira pesquisa Datafolha sobre a disputa ao estado no segundo turno.

O tucano tem 53% dos votos válidos (conta que desconsidera nulos, brancos e indecisos) contra 47% do governador Márcio França (PSB), que disputa a reeleição.

No levantamento, feito nesta quarta (17) e quinta (18), foram ouvidas 2.356 pessoas em 73 municípios.

Se considerados os votos totais, Doria tem 44% e França, 40%. Ainda há 9% que pretendem votar em branco ou nulo e 7% que estão indecisos. Há uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos do total da amostra.

Ex-prefeito de São Paulo, Doria teve 31,7% dos votos válidos no primeiro turno contra 21,5% de França.

O pessebista, que esteve em terceiro lugar nas pesquisas durante a maior parte da campanha eleitoral, conseguiu crescer e ultrapassar o emedebista Paulo Skaf, que acabou eliminado com uma diferença de menos de meio ponto percentual em relação a França.

Um dos motivos dessa ultrapassagem pode ser explicado porque, segundo o novo Datafolha, um quinto dos eleitores (21%) que foram votar no primeiro turno declararam que decidiram o voto para governador no fim de semana da eleição.

Doria, que foi eleito à Prefeitura de São Paulo em 2016 e deixou o cargo para concorrer ao governo este ano, é mais bem votado no interior -se considerados apenas esses municípios, venceria por 60% a 40% dos votos válidos.

Mas ele perderia se considerados somente a capital (60% a 40% dos votos válidos para França) e a capital e região metropolitana (56% a 44% também em favor do governador).
Estrategicamente, Doria tem tentado colar a sua imagem no candidato a presidente Jair Bolsonaro (PSL) e nacionalizar a disputa. Isso se justifica pelos números: 72% dos eleitores do capitão reformado em São Paulo votam em Doria.

França, que afirma que não irá votar no PT, tem atraído a grande maioria do eleitorado do petista Fernando Haddad (80% vota nele).

Apesar de Skaf atualmente apoiar França, a maioria das pessoas que dizem ter votado nele no primeiro turno prefere Doria: 54% contra 46%.

A pesquisa Datafolha está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número SP-06938/2018 e foi contratada pela Folha de S.Paulo e TV Globo. O nível de confiança, que é a chance de retratar a realidade, é de 95%.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Jaqueline afirma em coletiva que vai adotar lockdown `se for necessário´: "tenham certeza que eu adotarei"

Santa Casa faz campanha de doações de caixinhas de água de coco para pacientes com câncer

Intervenção do Saae interrompe abastecimento em parte da zona norte na quarta-feira

Bandidos obrigam motorista de retroescavadeira a arrombar cofre de posto

Franquia “O Predador” lança novo filme para resgatar interesse pelo personagem

Cervejaria Backer vai ter de pagar despesas médicas de consumidores sob suspeita de contaminação