22 de Novembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Moraes determina depoimento presencial de Bolsonaro à PF para esta sexta

Foto: Marcos Correa/PR
Postado em: 28/01/2022

Compartilhe esta notícia:

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou a intimação do presidente Jair Bolsonaro para prestar depoimento pessoal para esta sexta-feira (28), às 14h, na Superintendência da Polícia Federal (PF) em Brasília. A decisão foi tomada no âmbito do inquérito que apura a suposta divulgação de informações sigilosas sobre um ataque de hackers ao sistema de informática do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2018.

 

As informações são da Agência Brasil.

 

Na decisão, Moraes, que é relator do inquérito, entendeu que o presidente pode exercer o direito constitucional ao silêncio, mas não pode recusar previamente de participar dos atos processuais. Em novembro do ano passado, atendendo pedido da defesa, o ministro concedeu prazo adicional de 60 dias para marcação da oitiva.

 

“Não tendo o presidente da República indicado local, dia e horário para a realização de seu interrogatório no prazo fixado de 60 dias, determino sua intimação por intermédio da Advocacia-Geral da União (AGU) para que compareça no dia 28 de janeiro de 2022, às 14h, para prestar depoimento pessoal”, decidiu o ministro. 

 

Antes da decisão de Moraes, a AGU argumentou no inquérito que o presidente não divulgou documentos sigilosos e “declinou da oitava pessoal”. Segundo o órgão, o depoimento pessoal não contribuiria para o processo. Além disso, destacou que decisões anteriores da Corte impedem a condução coercitiva para depoimento e garantem o “direito de ausência” da defesa.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Queiroz e outros ex-assessores de Flávio Bolsonaro são alvo de operação no Rio

Idosos com 85 anos ou mais recebem 2ª dose da vacina contra covid-19 na quinta

Polícia Civil prende três pessoas durante ações de combate ao tráfico de drogas

Tribunal revoga prisão de diretor da Inova que estava na carceragem da PF em Sorocaba

Prefeitura interdita casa noturna de música sertaneja por falta de alvará especial

Brasil é o país que pior lidou com a pandemia, aponta estudo que analisou 98 governos