22 de Novembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Moradores do Jardim Piratininga reclamam de furtos constantes no bairro

Cortesia/ouvinte
Postado em: 11/11/2024

Compartilhe esta notícia:

Moradores do Jardim Piratininga, em Sorocaba, procuraram a Jovem Pan Sorocacaba e o Portal Ipa Online para reclamar de constantes furtos ocorridos no bairro. 

Segundo relatos de moradores da região, usuários de drogas têm cometido pequenos furtos, na maioria das vezes, para manter seu vício. 

A principal reclamação dos munícipes, é a falta de fiscalização e também de ronda policial no local. 

Alguns vídeos encaminhados ao Portal Ipa Online mostram os criminosos sendo flagrados pulando o muro de casas e estabelecimentos para cometer esses delitos. 

O portal Ipa Online entrou em contato com a prefeitura, que respondeu que são feitas fiscalizações nos ferros velhos do bairro. A equipe de jornalismo também procurou a Polícia Militar para levar a demanda dos moradores do bairro no sentido de aumentar a ronda policial naquela região.

Leia a nota da Prefeitura de Sorocaba, na íntegra: 

"A GCM mantém equipes atuantes 24 horas por dia, realizando o patrulhamento preventivo nos espaços e próprios públicos, com vistas à segurança do patrimônio e, principalmente, da população, seguindo o que preceitua a Constituição Federal e a Lei Federal 13.022/14. Mesmo sendo a Polícia Militar (PM) responsável pelo policiamento ostensivo, a GCM está atenta e acompanhando de perto as demandas, dando sempre apoio às ações da PM, antecipando a questões de segurança e adotando medidas de inteligência e preventivas.

Sobretudo para combater casos de receptação e inibir furtos em todas as regiões da cidade, a “Operação Ferro-velho” tem sido realizada frequentemente. Somente em 2023, 183 ferros-velhos foram fiscalizados durante operações semelhantes, em todas as regiões da cidade. Desses, 79 foram notificados, 51 multados, três interditados temporariamente e um de maneira definitiva. Em 2024, até o momento, 151 pontos foram fiscalizados, sendo emitidos cerca de 80 autos de infração, entre multas e notificações, e 11 interdições. Somente no Jardim Piratininga, três operações de fiscalização foram realizadas e resultaram na interdição de um ferro-velho.

A população sempre pode colaborar com o trabalho das autoridades, acionando os fones 153 (GCM) e 190 (PM), em caso de denúncias envolvendo criminalidade ou outros tipos de irregularidades. Aliás, a GCM este ano realizou 267 ações de patrulhamento na região dos bairros Jd. Piratininga, Parque Três Meninos e Jd. Gonçalves, e registro 35 ocorrências.

Outra iniciativa do Poder Público é a continuidade da Operação Delegada, via convênio com o Governo do Estado, para contar com a atuação de PMs, nos horários livres de escala de trabalho, atuando como agentes do serviço público municipal, de forma a dar sequência às operações conjuntas.

O uso de tecnologias avançada igualmente colabora para a integração das ações dos organismos de segurança, dentre outros benefícios, como mais agilidade e assertividade no atendimento de ocorrências. Sorocaba tem buscado o que há de melhor e mais moderno em segurança pública e que já tem sucesso comprovado em outras cidades. Mais de 2.500 câmeras interligadas ao Centro de Controle Operacional Integrado (CCOI) permitem o acesso às imagens em tempo real, o que contribui para o aumento da segurança. 

A atual Administração Municipal também colocou em prática o programa “HumanizAção”, com ações diárias de abordagem social em todas as regiões da cidade, de maneira integrada com a GCM, cujas equipes vão intensificar a atuação na região do Jardim Piratininga. 

O programa HumanizAção” oferece às pessoas em situação de rua um olhar humanizado do Poder Público, constatando as necessidades específicas de cada um e, na medida do possível, propiciando as condições para que haja uma verdadeira mudança de vida. Além da busca ativa que ocorre diuturnamente, está disponível para a população, para que informe sobre pessoas em situação de rua que necessitem de auxílio, o número chamado de "Humanizap" (15) 99666-2636, que funciona 24 horas por dia." 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Programação do Mês das Mulheres segue com ações especiais em Sorocaba nas próximas semanas

Centro Universitário Facens abre inscrições para o vestibular 2025 com oportunidades de bolsas de até 100% de desconto

Os melhores filmes de 2019

PM estoura outros dois galpões de cervejas falsificadas em Sorocaba

Novo Hospital Regional de Sorocaba terá palestra sobre como evitar a síndrome da fraqueza muscular adquirida na UTI

Convocamos à todos os cooperados da COOPERATIVA DE LOGISTICA E TRANSPORTES DE BENS