22 de Novembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Ministério da Saúde quer eliminar sarampo do país até julho

Foto: Agência Brasil
Postado em: 15/02/2020

Compartilhe esta notícia:

 

O Ministério da Saúde estipulou como meta erradicar o sarampo até julho deste ano. A declaração do secretário de Vigilância em Saúde (SVS) do ministério, Wanderson de Oliveira, ocorreu nesta sexta-feira (14), após a morte de uma criança de 9 anos no Rio de Janeiro. “Nossa meta é eliminar com o sarampo até 1º de julho de 2020. Para isso temos que ter adesão da população e dos gestores estaduais e municipais”.

 

As informações são da Agência Brasil.

 

O ministério lança amanhã (15) o Dia D de vacinação contra o sarampo. O secretário-executivo da pasta, João Gabbardo, lamentou a morte da criança e acrescentou que a fatalidade serve de alerta para os pais e responsáveis vacinarem as crianças. “A morte dessa criança, tragicamente, é o maior alerta que a gente pode fazer para que os pais levem as crianças aos postos de saúde do Brasil inteiro para fazer a vacina”.

 

Segundo dados do ministério, o Brasil tem, atualmente 337 casos de sarampo registrados e confirmados. Foi feita uma campanha de mobilização contra o sarampo no ano passado, mas Wanderson de Oliveira lamentou a baixa adesão entre os adultos. “O movimento foi preparado para eliminarmos o sarampo do território nacional. Então, começamos numa primeira fase com crianças menores de 5 anos. Depois, numa segunda fase, de 20 a 29 anos. Nessa fase, a vacinação foi muito baixa. Distribuímos 9 milhões de doses de vacina e fizemos pouco mais de 1,8 milhão”.

 

A campanha, cujo Dia D será amanhã, tem como público-alvo pessoas de 5 a 19 anos, mas, após a morte no Rio de Janeiro, o chefe da SVS incentivou a vacinação de crianças a partir de seis meses. “A faixa etária de vacinação regular é 1 ano de idade, mas a gente vem desde o ano passado orientando vacinação de crianças acima de 6 meses até 11 meses e 29 dias”. Após esta fase da campanha, uma nova terá início, com vacinação de todas as idades. Há ainda a possibilidade de realizar uma campanha de dupla vacinação, com sarampo e influenza.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

"Projeto Eu" realiza evento "Quilos Solidários" e arrecada alimentos para instituição oncológica

Prefeitura de Sorocaba realiza concurso público para o cargo de Guarda Civil Municipal 2ª Classe

Explosão de atendimento em casos covid faz Unimed Sorocaba suspender cirurgias eletivas

"A gente tá virando muito voto", diz Vinicius Aith sobre reta final de campanha de Bolsonaro

Audições de Cordas e Canto Lírico acontecem na Sala Fundec nesta quarta e quinta-feira (26 e 27)

Inscrições de processo seletivo para estágio na Prefeitura terminam no dia 31