22 de Novembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Manga promete hospital municipal, estender horário de UBSs e melhorar Policlínica

Foto: reprodução
Postado em: 14/12/2020

Compartilhe esta notícia:

O prefeito eleito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), promete, durante seu governo, criar um hospital municipal, melhorar o atendimento na Policlínica, fazer Mutirão da Saúde e estender horário de funcionamento de algumas Unidades Básicas de Saúde, como forma também de desafogar as Unidades Pré-Hospitalares. 


Manga detalhou cada uma dessas promessas durante entrevista ao vivo, nos estúdios da Jovem Pan Sorocaba, durante Jornal da Manhã, nesta segunda-feira (14). 


Ao meio-dia desta segunda, o prefeito eleito anunciará quem será seu secretário de Saúde. 


Conforme Manga, seu plano é gerar uma espécie de "efeito dominó" para readequar e melhorar todos os atendimentos municipais na área da saúde. "O problema da saúde de Sorocaba não é o dinheiro. Se pudermos colocar mais de R$ 500 milhões na maneira que a gestão está, não vai resolver o problema". 


"Não temos atendimento nas Unidades Básicas de Saúde. A pessoa fica na fila de madrugada, 200 pessoas vão, 20 a 30 pegam senha e as outras voltam para casa. Elas agendam médico para 60 dias. Se ela precisar de especialista, de cirurgia, só daqui a 3 anos", reclama o prefeito eleito. 


"A população vai até a UBS, não tem médico, e vai para a UPH. O custo de atendimento na UPH é muito maior do que o da UBS. Nossa proposta é fortalecer unidade básica e, para isso, estudamos modelos que deram certo e possibilidades de fazer através da gestão compartilhada". Seguimos exemplo do [hospital] Albert Einstein, que faz gestão de 13 UBSs na cidade de São Paulo. A pessoa, tendo atendimento na UBS, além de ser preventivo, consegue o controle de diabetes, pressão alta, vai evitar que tenha infarto, derrame, assim, conseguiremos reduzir atendimento nas UPHs".

Veja o projeto de Manga para a saúde 


UBS


Ainda no primeiro ano, o prefeito eleito pretende estender horários das UBSs até 22 horas e transformar três delas em 24 horas: Parque São Bento, Júlio de Mesquita Filho e Aparecidinha. Hoje em dia, a UBS Carandá já funciona nesse formato. Para essa mudança, ele fará chamamento de gestão compartilhada. Como exemplo, ele citou o hospital Albert Einstein, que faz, na capital paulista, administração de 13 UBSs. 


Policlínica e UPH

Os médicos da UBS irão para a Policlínica, impedindo que as filas aumentem novamente. Com um melhor atendimento na UBS, afirma Manga, As UPHs vão desafogar e seu valor gasto atualmente também diminuirá.

Hospital Municipal e Mutirão da Saúde


"É um sonho maior, complexo hospitalar com centro de hemodiálise, centro de diagnóstico e hospital. Uma vez ajustando toda a rede, vamos partir ainda nesse mandato para o hospital municipal", disse. 

"Tive contato com uma pessoa ligada ao presidente Jair Bolsonaro, que me perguntou o que desejo. ´Fala para o presidente que nosso sonho é o hospital municipal´", declarou Manga.  


Entretanto, antes de batalhar para o hospital, Manga promete que fará um Mutirão da Saúde, em parceria com hospitais da cidade, sejam eles públicos ou particulares.


Área para hospital municipal que virou garagem do BRT

O prefeito eleito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), fez uma transmissão ao vivo no Facebook, no sábado (12), para criticar a atual prefeita Jaqueline Coutinho (PSL), que publicou um decreto em que cede o uso de uma área na Avenida Ipanema para servir como garagem ao sistema BRT. 


Durante a Entrevista na JP Sorocaba, o prefeito eleito afirmou que mandou um áudio para a prefeita pedindo para que ela reveja o decreto. Segundo ele, não houve resposta por parte dela até essa manhã de segunda. "Pedi para que ela reveja isso. Nós recusamos esse projeto na Câmara e, agora, foi feito em uma canetada. Esse governo está há 15 dias de sair de nós assumirmos, não achei moral". 


"Para reaver o terreno não vai ter problema. como já tem desapropriação, esse terreno já é para isso.  Pedi para levantar a parte jurídica. Minha preocupação é gerar discussão jurídica e a justiça é lenta". 

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Pesquisador descobre como economizar até 50% na manutenção de gramados com o uso de herbicida para controle de crescimento

Crespo divulga nota para justificar viagem ao Uruguai durante atestado médico

França confirma subida com desafio de ultrapassar Dória no Estado

Beneficiários do Bolsa Família terão acesso a medicamentos gratuitos

Candidatos a deputado estadual e federal por Sorocaba declaram bens no TSE

Prefeitura convoca candidatos de concurso da Educação para provas