A prefeita Jaqueline Coutinho liberou novas atividades comerciais na tarde desta quarta-feira (22) em Sorocaba, mas determinou a obrigatoriedade do uso de máscaras pela população. O anúncio foi feito em uma entrevista coletiva no Paço Municipal. A prefeita afirmou que Sorocaba está em "situação confortável" por conta das medidas de isolamento tomadas. Ainda de acordo com Jaqueline, a cidade continua com o isolamento social.
As lojas de aviamentos e tecidos, escritórios de advocacia e salões de beleza poderão voltar a atender seus clientes, respeitando as determinações de isolamento. "A partir de hoje (22), a população deve usar máscaras caseiras, máscaras industrializadas", afirmou a prefeita durante a coletiva. No entanto, instantes depois, a prefeita afirmou que a medida não é uma obrigatoriedade, mas uma recomendação.
Os estabelecimentos comerciais deverão, segundo a prefeita, estabelecer distanciamento e isolamento das pessoas em espaços de 5 m2. "Fiz um tour por sete dias a diversos estabelecimentos da cidade e observei que muitas pessoas estão indo sem máscara, sem proteção e em número excessivo de pessoas", explicou.
Os estabelecimentos comerciais que tenham estacionamento acoplado, de acordo com a determinação, deverão restringir 30% das vagas. De acordo com a prefeita, o estabelecimento que descumprir a regra pode ter até sua licença de funcionamento suspensa.
Entre os novos tipos de estabelecimentos, estão salões de beleza, lojas de aviamentos e tecidos, e escritórios de advocacia, desde que respeitados os critérios de segurança e isolamento social. como o fornecimento de álcool em gel e máscaras de proteção para seus funcionários.
Ainda, a Prefeitura de Sorocaba reforçou que a fiscalização nos estabelecimentos continuará ocorrendo e haverá aplicação de penalidade, como multa e fechamento do comércio, caso ele esteja descumprindo as orientações da Administração Municipal.
Veja a lista