O índice de isolamento social de Sorocaba nesta quarta-feira (22) caiu para 46%, o segundo menor percentual nos últimos 30 dias. O dado faz parte do Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo do Estado de São Paulo.
A média estadual é de 48%, número considerado preocupante pelo governador João Doria (PSDB), que cogitou até repensar a decisão de flexibilizar a quarentena no Estado a partir de 11 de maio.
O sistema mediu dados ainda de outras 5 cidades da Região Metropolitana de Sorocaba, sendo, numa escala de maior para menor percentual de quarentena: Ibiúna (55%), São Roque (52%), Tatuí (51%), Votorantim (49%) e Itapetininga (49%), Itu (46%). A meta do governo é de 70% em todo o estado. No momento, há acesso a dados referentes a 104 cidades maiores de 70 mil habitantes.
A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.
O SIMI-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Estado possa consultar informações agregadas sobre deslocamento nos 645 municípios paulistas.
As informações são aglutinadas e anonimizadas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário. Os dados de georreferenciamento servem para aprimorar as medidas de isolamento social para enfrentamento ao coronavírus.
Quarentena prorrogada
O Governador João Doria anunciou a extensão da quarentena em todos os 645 municípios do Estado de São Paulo até 10 de maio. A medida mantém o fechamento de comércio e serviços não essenciais para reforçar o isolamento social e reduzir a circulação de pessoas ante o crescimento de casos e de mortes pela COVID-19.