A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou nesta segunda-feira (8) a vacinação contra a Covid-19 em pessoas acima de 90 anos de idade. O primeiro a receber a dose foi o aposentado Fausto Cabrera, de 101 anos, morador da Vila Irineu.
Uma equipe da Secretaria de Saúde foi até a residência do aposentado para aplicar a vacina. Ele recebeu uma dose da CoronaVac.
Segundo o filho do aposentado, Fausto Cabrera Filho, de 66 anos, a aplicação da vacina proporcionou uma sensação de alívio em toda a família. "O meu pai fica em casa, cercado de cuidados, e agora essa dose nos dá mais tranquilidade", comenta.
O segundo idoso acima de 90 anos vacinado em Votorantim, na manhã desta segunda-feira, foi a aposentada Maria Rosa de Souza. Ela tem 97 anos de idade e também recebeu a dose em sua residência, no bairro Rio Acima.
A vacinação em pessoas acima de 90 anos de idade será feita durante todo o dia. Na semana passada, representantes legais de idosos dessa faixa etária foram convocados a preencher um cadastro em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para solicitar uma dose da vacina.
Vale ressaltar que a vacina não será aplicada nesta segunda-feira em pessoas com menos de 90 anos. A dose será fornecida somente ao idoso pré-cadastrado.
Idosos entre 85 e 89 anos
A Secretaria de Saúde também já definiu a data para a vacinação em pessoas entre 85 e 89 anos de idade. O cadastro terá início terça-feira (9). Um representante legal do idoso deverá comparecer à UBS de sua referência munido de CPF e comprovante de residência em Votorantim (com o próprio nome).
A previsão da Secretaria de Saúde é começar a aplicação das doses, entre pessoas de 85 e 89 anos, em 15 de fevereiro. Os locais ainda não foram confirmados.