As equipes do programa “HumanizAção” deram prosseguimento às abordagens sociais diárias a pessoas em situação de rua, atuando em três períodos, ao longo desta segunda-feira (2). Foram percorridos 13 locais, em que foram abordadas 37 pessoas em situação de rua, sendo que 21 delas aceitaram acolhimento no Serviço de Obras Sociais (SOS). Lá, são oferecidos serviços essenciais, como: alimentação completa, cuidados de higiene, banho, roupas limpas e pernoite.
As ações foram feitas nos seguintes locais: Praça Cel. Fernando Prestes, Rodoviária, Rua Cambucy, Avenida Presidente Kennedy, Avenida Gen. Carneiro, Avenida Santa Cruz, Rua Francelino Romão, Praça Dom Tadeu Strunck, Avenida Afonso Vergueiro, Praça Pedro de Toledo, Avenida Itavuvu, Rua José Guerreiro Garcia e Avenida Carlos Reinaldo Mendes.
Além disso, o programa “HumanizAção” realizou serviços de limpeza nos locais em que foram deixados materiais inservíveis abandonados por pessoas em situação de rua. Ao todo, foram retirados dois caminhões desses materiais em espaços públicos, percorrendo os seguintes pontos: Rua Cambucy, Avenida Presidente Kennedy, Avenida Santa Cruz e Rua Francelino Romão. Esse é um trabalho complementar importante, pois contribui para a saúde e o bem-estar de todos que trafegam e usufruem dos espaços públicos.
O programa “HumanizAção” é realizado de forma integrada por equipes da Secretaria do Gabinete Central, da Secretaria da Cidadania (Secid), contando com sua Coordenadoria de Álcool e Outras Drogas, e agentes do SOS, com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e Urbes – Trânsito e Transportes.
Saiba como ajudar
Quem tiver interesse em contribuir com esse importante programa social pode informar os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua necessitando de auxílio. Os telefones para contato são: (15) 3229-0777 (SOS), 153 (GCM) e (15) 3212-6900 (Secid) e, ainda, pelos números de WhatsApp da Abordagem Social: (15) 99614-1954 e (15) 99841-6285.
Quem quiser colaborar doando alimentos não perecíveis, basta entrar em contato com o Fundo Social de Solidariedade, pelo telefone: (15) 3238-2503.