Dois guardas civis municipais de Sorocaba foram agredidos durante o atendimento a uma ocorrência neste domingo,7, na Vila Sabiá, zona leste da cidade. Os agentes tentaram conter um homem, usuário de drogas, que ameaçava a própria mãe. O suspeito foi preso em flagrante.
Segundo a GCM, os guardas foram acionados para prestar apoio a uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A chamada partiu de uma moradora do bairro cujo filho, que estava sob o efeito de drogas, ameaçava agredir e tirar a vida da mãe, caso ela não lhe desse dinheiro para comprar entorpecentes. O homem se recusou a receber atendimento médico e ameaçou os guardas com um pedaço de madeira, medindo cerca de dois metros. As equipes tentaram contê-lo, no entanto, ao ter o pedaço de madeira retirado de suas mãos, o suspeito conseguiu alcançar um bloco de concreto e o atirou na direção dos guardas municipais, acertando um deles na cabeça, que caiu desacordado.
Durante a tentativa de fuga do agressor, o homem ainda feriu o ombro de outro guarda municipal. Foi necessário, então, solicitar reforço e houve a vinda de mais uma equipe da GCM. Na sequência, o agressor ainda tentou fugir pelo telhado da casa mas caiu e foi contido pelos guardas. Devido às escoriações da queda do telhado, ele precisou ser levado para atendimento médico na Unidade Pré-Hospitalar da zona leste. Por estar ainda muito agressivo, foi necessário ser algemado.Após receber alta médica, ele pôde ser conduzido até o plantão policial da zona norte. A autoridade policial determinou a instauração de inquérito policial e a prisão do agressor por tentativa de homicídio.
Os dois guardas municipais receberam atendimento médico. O GCM ferido na cabeça passou por exames e foi constatado um trauma cranioencefálico com sangramento leve. Foi feita a sutura no local e ele recebeu alta. O outro guarda municipal, atingido na região do ombro, também foi liberado.