22 de Novembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Fabricante dará prioridade da vacina contra dengue ao SUS

Foto: Agência Brasil.
Postado em: 06/02/2024

Compartilhe esta notícia:

A farmacêutica Takeda, que produz a vacina contra a dengue (Qdenga), emitiu um comunicado ontem para informar a decisão de priorizar o atendimento aos pedidos do Ministério da Saúde no fornecimento dos imunizantes.

 

De acordo com o comunicado, a Takeda suspendeu a assinatura de contratos diretos com estados e municípios e vai limitar o fornecimento da vacina na rede privada apenas para suprir o quantitativo necessário para as pessoas que tomaram a primeira dose do imunizante completem o esquema vacinal com a segunda dose, após um intervalo de três meses.

 

A medida foi tomada, segundo a empresa, diante do cenário de inclusão da Qdenga no Sistema Único de Saúde (SUS) e o agravamento da epidemia de dengue em diversas regiões do país. Conforme já anunciado, a fabricante garantiu a entrega de 6,6 milhões de doses para o ano de 2024 e o provisionamento de mais 9 milhões de doses para 2025.

 

Ainda segundo a farmacêutica, a previsão é que o fornecimento global da vacina Qdenga atinja a meta de 100 milhões de doses por ano até 2030, o que inclui um novo centro internacional dedicado à produção de vacinas, na Alemanha, previsto para ser lançado em 2025. Na próxima semana, as doses começam a ser distribuídas a 521 municípios selecionados pelo Ministério da Saúde para iniciar a vacinação na rede pública.

 

As cidades compõem um total de 37 regiões de saúde que, segundo a pasta, são consideradas endêmicas para a doença. Serão vacinadas crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade, faixa etária que concentra maior número de hospitalizações por dengue, atrás apenas dos idosos.

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

GCM evita furto de loja na Zona Oeste de Sorocaba

Manga anuncia vacina para lactantes, coletores de lixo, equipes da CPFL, professores, pessoas com comorbidades e jornalistas

Ministra do STF nega recurso ao casal Nardoni para redução de pena

Brasil ajudará países vizinhos após concluir vacinação, diz Guedes

"Santão", presidente de honra da Escola de Samba 28 de Setembro em Sorocaba, morre de covid

Câmara vota alterações na lei que regulamenta o transporte por aplicativos