Liderada pelo prefeito Rodrigo Manga, uma equipe da Prefeitura de Sorocaba vistoriou seis pontos da cidade que apresentam áreas degradadas e que necessitam de intervenção do Poder Público. Manga esteve acompanhado do secretário de Serviços Públicos e Obras, Darwin José de Almeida Rosa, e do ouvidor geral do Município, Caio Oliveira.
Os locais visitados foram definidos a partir de relatos identificados pela Ouvidoria. O primeiro ponto foi no Jardim Aeroporto. A Rua Viterbina César de Castro receberá patrolamento e o acesso de pedestres ao bairro, pela Avenida Pereira de Camargo, ganhará uma escada de acesso. Também será programada a limpeza da área próxima ao córrego no local.
Na Vila Helena, o grupo passou pela área ao lado da Rua Annunciata Fazzio Grizzi, onde no passado operava um Ecoponto. Segundo Manga, a ideia é fazer uma limpeza geral naquele espaço, que tem grande acúmulo de entulho. Num segundo momento, fechar o acesso ao terreno e voltar a operar ali um Ecoponto, mas de forma organizada e segura.
Ainda na Vila Helena, ficou constatado que a praça entre as ruas Belo Horizonte e Laurindo Matezzi também precisa de intervenção. "Uma completa urbanização, com pintura de equipamentos, algumas reformas e roçagem. Um excelente local para darmos início ao nosso projeto Sorocaba Linda de Verdade", adiantou o prefeito.
O Habiteto também recebeu a visita da equipe da Prefeitura. Ficou constatada a necessidade de roçagem, tapa-buraco e de retirada de entulho ao longo da Avenida Francisco Xavier, bem como de melhorias em área de lazer nos arredores, que conta com quadra e pista de skate. "Pela primeira vez um prefeito apareceu por aqui. Iniciativa positiva essa do Manga vir aqui conhecer os problemas", citou o funileiro Claudemir da Mata, 60 anos.
No Parque Amedeo Franciulli, que fica no Parque Vitória Régia, contatou-se mato alto, sujeira, brinquedos quebrados e vestiários abandonados. "Podemos fazer uma ação inicial de urbanização, mas ideia interessante seria a parceria com a iniciativa privada, para recuperar essa e outras áreas", completou o secretário de Obras.
O último imóvel visitado foi a área de lazer no Parque São Bento, que fica no cruzamento das avenidas Vinicius de Moraes e Gualberto Moreira. Novamente o mato e a falta de limpeza e de pintura chamaram a atenção. Ali, outro ponto problemático é a antiga base da Guarda Civil Municipal, que está abandonada.
"As visitas foram muito proveitosas. Deu para ouvir a população e ainda constatar os principais problemas. Já determinei ao secretário de obras a programação de execução de serviços de melhorias nessas áreas e a definição, em conjunto com outras secretarias, sobre outras iniciativas para recuperar esses pontos que oferecem algum tipo de insegurança", finaliza o prefeito.