21 de Dezembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Energia elétrica mais cara impulsiona mercado de energia solar

Postado em: 03/09/2018

Compartilhe esta notícia:

O semestre começou com a energia elétrica mais cara, no patamar 2 da bandeira vermelha. E, segundo a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), a tarifa se mantém em agosto com custo de R$ 5 a cada 100 kWh (quilowatts-hora) consumidos. “O aumento gradativo no preço da eletricidade faz com que as pessoas pensem no futuro e busquem formas alternativas de energia, principalmente as sem custo”, explica Paulo Cesar Costa, engenheiro da Viridian Ecoenergia.

Desde 2012, o reajuste médio do preço da energia no país foi de 44%. A Aneel destaca também que a classe de consumo residencial é responsável por 58,71% de conexões, seguida da classe comercial com 35,25% das instalações. E, com isso, a instalação de sistemas de energia limpa – como a solar – não para de crescer. Neste ano o Brasil deve deve se tornar um dos 20 países com maior geração de energia solar, considerando a potência já contratada (2,6 GW) e a escala da expansão dos demais países.

A meta do setor elétrico é de que, até 2050 18% das residências no Brasil terão geração de energia solar fotovoltaica, pois o país têm grande incidência solar de 5,4 kWh/m² (quilowatt-hora/metro quadrado), ficando a frente de países como Estados Unidos e China. “O potencial do Brasil é imenso para população gerar sua própria energia limpa e de graça”, ressalta Paulo. Outro fator que influencia no crescimento deste setor é a queda de preço: está mais barato instalar o sistema.

“Observamos que o custo da instalação reduziu em média 7% ao ano, nos últimos 4 anos e a queda deve continuar na mesma proporção, com isso, todas as classes sociais têm acesso a este sistema, ou seja, hoje em dia energia solar é para todos”, complementa o engenheiro. O Estado de São Paulo é o segundo com mais instalações de energia solar, perdendo somente para Minas Gerais.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Pessoas com mobilidade reduzida vistoriam pontos de ônibus do BRT

Cerca de 60 milhões de brasileiros já têm carteira digital de trânsito

Corpo de menina morta após ser baleada enquanto ia para a escola será sepultado nesta 5ª

Guedes: governo liberará saques em contas ativas e inativas do FGTS todos os anos

GCM prende homem com mais de 4 mil porções de drogas atrás de igreja

Votorantim confirma mais dois casos de novo coronavírus