22 de Novembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Emissões mundiais de dióxido de carbono caem 7% devido à pandemia

Foto: Agência Brasil
Postado em: 11/12/2020

Compartilhe esta notícia:

A pandemia confinou populações, reduziu viagens e quase paralisou a economia, levando o planeta a diminuir emissões de dióxido de carbono (CO²) em 7%, a maior queda já registrada, segundo dados preliminares de um grupo de cientistas.

 

As informações são da Agência Brasil.

 

O Projeto Carbono Global, formado por dezenas de cientistas internacionais, calculou que o mundo terá lançado 34 bilhões de toneladas de CO² na atmosfera em 2020, contra 36,4 bilhões em 2019, segundo estudo publicado nesta quinta-feira (11) na revista Earth System Science Data.

 

De acordo com os pesquisadores, a histórica redução deve-se sobretudo ao fato de as pessoas terem ficado em casa, viajando menos de carro e de avião.

 

O transporte terrestre representa cerca de um quinto das emissões de dióxido de carbono, provenientes da combustão de combustíveis fósseis, principais responsáveis pelo aquecimento global que dá origem a alterações climáticas.

 

Os cientistas alertaram, no entanto, que as emissões de gases poluentes voltarão a aumentar após o fim da pandemia.

 

"Claro que o confinamento não é de maneira nenhuma a forma de combater as alterações climáticas", disse Corinne LeQuere, cientista climática da Universidade de East Anglia e coautora do estudo.

 

O grupo de cientistas tinha previsto quedas nas emissões de 4% a 7% este ano, dependendo da progressão da pandemia de covid-19. O surgimento de novos casos da doença e as reduções contínuas nas viagens levaram a diminuição a atingir os 7%, explicou LeQuere.

 

As emissões diminuíram 12% nos Estados Unidos e 11% na Europa, mas apenas 1,7% na China, que iniciou mais cedo o confinamento e não registrou aumento de casos, com a indústria também menos afetada que em outros países.

 

Apesar da redução sem precedentes das emissões de CO² em 2020, o mundo colocou em média 1.075 toneladas de dióxido de carbono na atmosfera a cada segundo.

 

Os cientistas esperam que o mundo tenha aprendido algumas lições com a pandemia.



"À medida que as pessoas se habituam a fazer teletrabalho um par de dias por semana ou se apercebem de que não precisam de fazer tantas viagens de negócios, poderemos ver diminuir as emissões futuras relacionadas com o comportamento", afirmou o diretor do Stanford Woods Institute for the Environment, Chris Field, citado pela agência de notícias Associated Press (AP).

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Operação policial deixa ao menos 11 mortos na Vila Cruzeiro no Rio

Novas regras do Minha Casa, Minha Vida entram em vigor

Polícia Federal marca novo depoimento de Mauro Cid para dia 11 de março

Votorantim confirma mais 48 casos de Covid-19, agora já são 496

Óbitos confirmados com a Covid-19 chegam a 12, informa Secretaria da Saúde de Sorocaba

VÍDEO - "Não se pode ter somente duas vias", diz deputado federal Vinícius Poit sobre eleições