Bruna Narcizo, FOLHAPRESS
O governador João Doria (PSDB-SP) pediu para que as pessoas evitem se deslocar após os temporais que atingiram o estado de São Paulo nesta manhã.
"Evitem deslocamentos que não sejam absolutamente necessários até que as chuvas diminuam", disse ele, que está nos Emirados Árabes Unidos (EAU) para o lançamento de um escritório do estado em Dubai.
Doria afirmou que está acompanhando o movimento das chuvas no estado de São Paulo desde a madrugada no Brasil. "A situação é grave em alguns locais, mas a defesa civil do Estado de São Paulo está mobilizada."
Segundo ele, não é possível "evitar por completo" tragédias do tipo "já que a mudança climática está impondo um volume maior de chuvas".
Ele afirma, no entanto, que o governo tem ampliado a possibilidade de investimento nos piscinões, usados para o escoamento da água.
"É o que estamos fazendo sobretudo no piscinão de jaboticabal na região do grande ABC."
O governador diz ainda que os planos de investimento foram revistos com relação ao que foi destinado para a prevenção de enchentes no ano passado.
"Essa é a medida mais importante. A outra é evitar a ocupação irregular de áreas de risco. Que não oferecem nenhuma estrutura para quem irregularmente constroi a sua casa numa encosta", afirmou.
A Folha de S.Paulo mostrou na semana passada, no entanto, que a maioria das grandes obras contra enchentes na cidade de São Paulo está atrasada. Bruno Covas (PSDB) assumiu a prefeitura após Doria deixar o cargo para disputar o governo do estado.