20 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Brasil decide entrar em aliança internacional por vacina contra Covid-19

Foto: Futura Press/Folhapress
Postado em: 19/09/2020

Compartilhe esta notícia:

Daniel Carvalho e Natália Cancian, Folhapress

 

O governo brasileiro informou na sexta-feira (18) que decidiu fazer parte da Covax Facility, uma iniciativa global para facilitar o acesso de países a vacinas contra Covid-19.

 

"O governo brasileiro, após tratativas com a Aliança Gavi, confirma a intenção de aderir à Covax Facility, iniciativa inédita que tem como objetivo acelerar o desenvolvimento e proporcionar mundialmente o acesso equitativo a vacinas contra a Covid-19", informou o Palácio do Planalto em nota que diz ainda que "a aquisição de uma vacina segura e eficaz é prioridade do governo federal".

 

O prazo divulgado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) para que países informassem se iam aderir à iniciativa terminava na sexta-feira (18).

 

A Covax é uma espécie de aliança e consórcio entre países que visa garantir investimentos para pesquisa, produção e oferta equitativa de vacinas contra a Covid-19. Atualmente, a estratégia acompanha nove estudos clínicos de possíveis imunizantes.

 

O compromisso prevê que, caso alguma delas tenha eficácia, haja o fornecimento de doses para pelo menos 20% da população de cada país vinculado à aliança.

 

A medida também tem apoio de recursos de instituições e doadores internacionais, o que visa ajudar países de menor renda, segundo a OMS.

 

Na quinta-feira (18), a Secom (Secretaria de Comunicação) do governo havia informado que estudava "criteriosamente" a participação do Brasil na Covax Facility e que, "assim como outros países, segue em tratativas junto à Aliança Global de Vacinação para a extensão do prazo" para a adesão.

 

"Tal medida se faz necessária para obter mais informações sobre as condições para a aprovação regulatória, instrumento jurídico aplicável, vacinas em desenvolvimento, suas características de armazenamento e transporte logístico", apontava comunicado de quinta. "Essas definições são especialmente importantes em um país como o Brasil, de dimensões continentais."

 

A reportagem apurou que um desses fatores seria o possível custo da adesão, pelo fato do Brasil ser um dos países mais populosos - e a iniciativa prever a oferta de vacina para até 20%.

 

A ideia é que os países façam investimentos iniciais até 9 de outubro. Isso ocorre porque a estratégia prevê a possibilidade de que fabricantes façam investimentos precoces na capacidade de produção, aumentando a chance de uma oferta mais rápida da vacina caso haja eficácia.

 

Atualmente, o Ministério da Saúde já possui um acordo que prevê a compra de 100 milhões de doses de uma vacina em desenvolvimento pela Universidade de Oxford com a AstraZeneca - uma das nove vacinas cujo estudo clínico é acompanhado pela Covax.

 

Ainda não está claro se a medida poderá trazer uma interferência no acordo. A avaliação inicial de membros que acompanham o processo ouvidos pela reportagem é que a adesão é complementar, já que a iniciativa da Covax envolve também outras oito opções de vacinas, mas que a medida ainda precisa ser avaliada.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Greve dos peritos do INSS acaba e e atendimento volta na segunda (23)

O DEDA QUESTÃO: Orçamento 2019 – confiança ou hora de fechar as torneiras?

Vereadores de Sorocaba têm pauta extensa na última sessão ordinária do ano

Prefeitura entrega mais prêmios do programa Nota Fiscal da Bolada

Brasil registrou 124 assassinatos de pessoas transgênero em 2019

Arcebispo de Sorocaba divulga mensagem de Natal 2021: "Deus entrará em nossas vidas"