O governador João Doria (PSDB) anunciou nesta sexta-feira (17) a sétima atualização, esta feita de modo extraordinário, de fases da retomada econômica do Plano São Paulo, com quarentena até o próximo dia 30 de julho. A região metropolitana de Sorocaba não teve sua classificação alterada e tem a autorização para avançar à fase Laranja do plano, que permite a abertura do comércio em horário limitado. A prefeita Jaqueline Coutinho (PSL) marcou uma entrevista coletiva para às 15h00 para anunciar as medidas da cidade, que permanece, por decisão dela, na fase Vermelha, a mais restritiva.
A etapa laranja permite funcionamento com 20% da capacidade de atendimento presencial em escritórios em geral, imobiliárias, comércio de rua, shoppings e concessionárias. A abertura é restrita a quatro horas diárias, todos os dias, ou seis horas durante quatro dias e fechamento por outros três.
O governador anunciou na entrevista coletiva de hoje que a região de Piracicaba piorou sua classificação, e por isso regrediu à fase Vermelha. De acordo com o governador, nenhuma região foi promovida. Na fase vermelha, além de Piracicaba, fazem parte as regiões de DRSs (Departamentos Regionais de Saúde) de Araçatuba, Campinas, Franca e Ribeirão Preto.
Agora são dez regiões e uma sub-região metropolitana na fase laranja. Além de Sorocaba, estão incluídas as áreas de Bauru, Marília e Presidente Prudente avançaram da fase vermelha, e permaneceram estáveis as de Araraquara, Barretos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, Taubaté e a sub-região Norte (Franco da Rocha) da Grande São Paulo.