Apesar de não haver previsão para que realmente ocorra, o diretor do Saae de Sorocaba, Ronald Pereira da Silva, afirmou que "não pode descartar racionamento ou rodízio de água na cidade".
Ronald foi entrevistado ao vivo nesta segunda-feira (16), no Jornal da Manhã, da Jovem Pan Sorocaba.
Assista
"Não há previsão, por enquanto, de racionamento ou rodízio de água. É claro que não posso descartar isso. Pedimos que o sorocabano economize água. Continuamos buscando forma de fornecer água da melhor forma possível", defendeu.
Consumo "irracional" em Sorocaba
Ainda durante sua fala, Ronald alegou que Sorocaba gasta diariamente mais litros de água que a população brasileira num modo geral. "O sorocabano gasta, infelizmente, 187 litros de água por dia. É bastante. Ainda temos consciência equivocada do uso da água. Pedimos a conscientização para que passemos por essa situação de uma forma mais tranquila". O brasileiro consome 154 litros/dia. Já a OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda que as pessoas consumam 110/dia, esclareceu ele.
"Não estamos vendo conscientização suficiente nos últimos anos. As pessoas estão usando água de forma irracional, de forma irresponsável. Estamos enviando notificações. Recebemos muitas denúncias de uso de água de forma irregular: pessoas lavando calçadas com mangueiras, lavando veículos na frente de casa", continua o diretor da autarquia.
"A situação de fato é preocupante. Não temos previsão a curto prazo de rodízio. Digo isso, dentro de meses ou semanas. Dependo muito de previsão meteorológica. Estamos em contato direto com o comitê de bacias. [Esta] é a maior crise hídrica no Brasil nos últimos 90 anos", definiu.