Um detento da Penitenciária II "Dr. Antonio de Souza Netto", em Aparecidinha, Sorocaba, morreu neste domingo (12), com suspeita de coronavírus. Ele estava internado na Santa Casa de Sorocaba, junto a outro presidiário que também é suspeito de ter sido contagiado com a doença.
O segundo paciente continua internado na UTI do hospital. Os resultados do exame de ambos são aguardados.
O Ipa Online questionou a Irmandade da Santa Casa Misericórdia de Sorocaba, que confirmou a internação e morte.
A Secretaria de Administração Penitenciária confirmou os dois presidiários internados na Santa Casa, porém sem diagnóstico médico que ateste a presença da covid-19. A direção da penitenciária isolou a cela e está monitorando os demais presos.
A SAP esclareceu ainda que um terceiro reeducando faleceu na madrugada desta última segunda-feira (13) na Penitenciária II de Sorocaba, vítima de infarto, na própria unidade prisional.
A Secretaria conclui a nota informando que, "embora nenhum detento tenha ainda apresentado qualquer sintoma, por precaução também foi suspenso o banho de sol pelos próximos dias, visando restringir ainda mais o contato entre eles. Na Unidade Prisional não há nenhum caso de servidor com suspeita de contaminação pelo coronavírus. Foram intensificadas as medidas preventivas, como uso de equipamentos de proteção individual e higienização pessoal constante".
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), registrou neste domingo mais um novo caso confirmado do novo coronavírus. Com isso, já são 36 casos confirmados na cidade. Deste total, sete estão internados (cinco em UTI) e 26 já se encontram recuperados. Além disso, três óbitos foram registrados por conta da doença.
Os casos suspeitos diminuíram neste sábado por conta da quantidade de exames que deram negativo para a doença. A cidade passou de 345 para 336 pessoas que aguardam resultados. Entre todos os suspeitos, 64 estão internados em hospitais da cidade, sendo 17 em UTI. Os óbitos em investigação continuam em 15. O número de descartados por resultados negativos da doença aumentou para 131.