22 de Novembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Crianças em Gaza estão sem água para sobreviver, diz Unicef

Foto: Agência Brasil.
Postado em: 23/12/2023

Compartilhe esta notícia:

As informações são da Folhapress.

 

Crianças que buscam abrigo no sul da Faixa de Gaza invadida por Israel têm acessado de 1,5 litro a 2 litros de água por dia, bem abaixo do mínimo necessário para sobreviver, segundo estimativas do Unicef, o braço da ONU para a infância. De acordo com a entidade, pessoas precisam de pelo menos 15 litros de água por dia para beber, tomar banho e cozinhar em situações de emergência. O limiar da sobrevivência gira em torno de 3 litros de água por dia.

 


O deslocamento de centenas de milhares de palestinos das áreas invadidas pelo Exército israelense em direção a Rafah, no extremo sul do território, agravou a escassez de água, comida, remédios e moradia. Cerca de metade das instalações sanitárias foram destruídas ou danificadas por causa da ofensiva israelense. Crianças estão mais suscetíveis aos efeitos da desidratação e da falta de higiene. O número mensal de casos de diarreia em crianças com menos de 5 anos aumentou em 20 vezes desde o início da guerra, e há uma proliferação de infecções respiratórias e doenças de pele.

 


"O acesso a uma quantidade suficiente de água lima é questão de vida ou morte, e as crianças de Gaza praticamente não têm uma gota para beber", disse a diretora-executiva do Unicef, Catherine Russell, em comunicado. "Crianas e suas famílias estão tendo que usar água de fontes altamente salinizadas e poluídas. Sem água segura, muitas crianças vão morrer de privação e doenças nos próximos dias."

 


A situação hídrica em Gaza, que vive sob bloqueio israelense e egípcio desde 2007, já era crítica antes mesmo do início da atual guerra entre Tel Aviv e o grupo terrorista palestino Hamas, iniciada após os ataques de 7 de outubro. Nas últimas semanas, o Exército israelense começou a bombear água do mar para inundar o vasto sistema de túneis construído pelo Hamas na Faixa de Gaza, o que pode levar à contaminação de lençóis freáticos e aquíferos.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Prefeitura de Sorocaba recebe propostas de ações públicas sugeridas por jovens na Câmara

Mês das Mulheres terá programação especial em Sorocaba a partir deste domingo

Tatuí corta uso de recursos públicos para o carnaval após chuvas atingirem município

Sistema de Nota Fiscal Eletrônica de Sorocaba enfrenta instabilidade que causa demora no serviço

Instalação de macromedidor suspende distribuição de água no Cerrado nesta 5ª

Organização Trump é indiciada por crimes fiscais em Nova York