Não é porque o 12 de Outubro já havia passado que cerca de mil crianças, moradoras do distrito de George Oetterer, deixariam de comemorar o seu dia com presentes, quitutes e muito carinho. Isso foi possível por meio de mais uma iniciativa do Instituto Dr. Miguel Soeiro (IMS), responsável pelas ações sociais da Unimed Sorocaba, que arrecadou brinquedos junto a cooperados, colaboradores, clientes e parceiros da Cooperativa, como o time de basquete feminino de Sorocaba, coordenado pela Pró-Esporte, que entregou dezenas de brinquedos novos para esta finalidade.
A atividade foi realizada em parceria direta com a Associação Campos Vileta, que representa os moradores do local desde 2001. Segundo seu presidente, Claudinei Oliveira, trata-se de uma comunidade bastante carente, que hoje tem duas bandeiras principais: melhorar as condições de saúde e a oferta de empregos. Entre outras atividades, diariamente, a entidade distribui, aproximadamente, 600 marmitex e cestas básicas mensais às quase 200 famílias que ali residem.
De acordo com a diretora de Mercado da Unimed Sorocaba, doutora Jeane Peter, a escolha do bairro George Oetterer, em Iperó, se deu pelo fato de a atual gestão da Unimed Sorocaba querer estreitar seu relacionamento com os 12 municípios que formam sua área de abrangência operacional. Além disso, também foi considerada a condição de alta vulnerabilidade social dessa comunidade.
A moradora Jéssica Aparecida Vergílio esteve presente, juntamente aos seus filhos, Maria Eduarda (9 anos), Henri (8) e Valentina (1 mês e meio). Ela contou que o Dia das Crianças foi bastante limitado em termos financeiros, também pelo fato de a caçula ter sido diagnosticada com hipotireoidismo e precisar iniciar tratamento. “Não pudemos dar presentes. Por isso, estes brinquedos significam muito. Não tem preço que pague a gente ver a alegria dos nossos filhos. É inexplicável”, afirmou.
“É uma grande alegria para a Unimed Sorocaba fazer parte dessa ação que envolveu toda sua comunidade, cooperados, colaboradores e clientes. Juntos conseguimos um recorde de doações, e com ele o sorriso estampado no rosto de muitas crianças”, destaca a doutora Jeane.