22 de Novembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

CPI do Menor: relatório final é apresentado aos vereadores durante sessão ordinária

Postado em: 10/10/2019

Compartilhe esta notícia:

Depois de ouvir 25 testemunhas e examinar um processo que juntou mais de mil folhas, a CPI do Acolhimento ao Menor, presidida pelo vereador Rodrigo Manga (DEM) e tendo como relatora a vereadora Fernanda Garcia (PSOL), teve seu relatório final apresentado aos vereadores durante a sessão ordinária desta quinta-feira, 10. Segundo a relatora, o documento será encaminhado ao Ministério Público cobrando providências.

 

“A CPI teve o trabalho árduo de apurar todas as denúncias entregues, e que foram comprovadas. Conseguimos, através das oitivas e visitas a alguns locais, diagnosticar uma série de problemas envolvendo toda a rede de atenção social e acolhimento infanto-juvenil de Sorocaba”, afirmou Fernanda Garcia.

 

O relatório da comissão apontou problemas como ausência de fiscalização da Prefeitura Municipal em relação às entidades de acolhimento; a localização inadequada do Creas Sul/Leste, situada no mesmo prédio da Secretaria de Igualdade e Assistência Social (Sias), sem suporte adequado para atender a população; a falta de advogados para prestação de assessoria jurídica pelo Creas; a ausência de serviço de residência inclusiva no município.

 

Com isso, a CPI apresentou as seguintes recomendações: a execução direta do serviço de acolhimento infanto-juvenil pelo Município; a alteração da localização do Creas Sul/Leste; a implementação de um serviço de república para jovens que chegam a maioridade, são obrigados a sair das entidades e não têm para onde ir; a implementação do serviço de residência inclusiva; a viabilização da implementação do serviço de família acolhedora; o atendimento em regime de plantão 24h do Capes Infanto-Juvenil, e o preenchimento de cargos vagos nas equipes profissionais que compõem os Cras e os Creas.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Audições de Cordas e Canto Lírico acontecem na Sala Fundec nesta quarta e quinta-feira (26 e 27)

Sorocaba recebe prêmio de melhor experiência inovadora em saúde bucal

Deputado quer proibir uso de linguagem neutra em São Paulo

Síndromes respiratórias causam afastamento de profissionais de saúde

Policiais militares resgatam bebê vítima de maus-tratos praticados pelos pais

Dieese expõe diferença de renda entre negros e brancos no Brasil