O Procon Sorocaba realizou, nesta semana, uma fiscalização de 16 empresas que operam enquanto correspondentes bancários na cidade. Denominada “Combate ao Empréstimo Abusivo”, a ação foi deflagrada em todo o país na terça-feira (1), data em que se comemora o Dia Internacional da Pessoa Idosa. O objetivo era combater o abuso no oferecimento de empréstimos a idosos que são o público preferido nesta modalidade.
A ação contou com o apoio da Associação Brasileira de Procon’s (PROCONSBrasil) e envolveu mais de 40 unidades de defesa do consumidor em todo país. De acordo com o superintendente do Procon Sorocaba, Carlos Alberto de Lima Rocco Jr, “alguns idosos são assediados por parte das empresas que concedem empréstimo consignado e acabam efetuando empréstimos desnecessários”.
Para evitar essa situação, Rocco indica que, de modo geral, o consumidor faça o bloqueio dos telefones de telemarketing nos aparelhos celulares. Isso, conta ajuda a alimentar o bando de dados dos Procons, Ministérios Públicos e da Anatel.
Especificamente em relação aos idosos, a dica é que antes de contratar um empréstimo, a família seja consultada acerca dessa necessidade. Em paralelo, manter uma planilha organizada de despesas e orçamento familiar também pode auxiliar para que empréstimos desnecessários não sejam contraídos.
Caso seja necessário fazer alguma reclamação ou denúncia, o interessado pode lançar mão do aplicativo do Procon Sorocaba pelos sites http://procon.sorocaba.sp.gov.br/ ou http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento/#/Home/Solicitacao, ou, ainda, buscar ajuda pessoalmente na sede do Procon que fica na Av. Antonio Carlos Comitre, 331, no Campolim. O atendimento é realizado das 08h às 17h, de segunda a sexta-feira.
As Casas do Cidadão da Av. Ipanema e da Nogueira Padilha mantêm atendimento todos os dias da semana. Já na Casa do Cidadão do Paço Municipal, o munícipe é atendido às segundas-feiras, das 8h30 às 16h30. O Procon Sorocaba ainda atende pelo telefone 151, que é um exclusivo para denúncias.