Com a expectativa de realizar 60 atendimentos por dia, foi inaugurado na manhã desta segunda-feira (6) o Centro de Atendimento Especializado à Criança Autista de Votorantim. A nova unidade funcionará, a partir do próximo dia 15, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na rua Antônio Walter, 80, no centro, e é uma parceria da Associação dos Deficientes de Votorantim (ADV) com a Secretaria da Saúde (Sesa).
A inauguração de uma unidade especializada para o atendimento do autismo era uma necessidade para todos os envolvidos na causa. Em sua fala na inauguração, o presidente da ADV, Jefferson Martinez, disse que a unidade era um sonho antigo daqueles que necessitam desses serviços especializados. Ele agradeceu ao Poder Público que foi sensível em atender essa demanda e especialmente à Secretaria da Saúde, por firmar a parceria com a ADV. As crianças serão assistidas por uma equipe multidisciplinar, com fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, médicos e enfermeiros.
Há três maneiras da criança entrar no Centro: por meio de um relatório escolar, de uma consulta pediátrica ou por encaminhamento do Centro de Atendimento Psicossocial Infantojuvenil (Caps-IJ). O relatório escolar é feito pelo professor, caso seja observado algum comportamento ou traço de autismo.
Posteriormente, o relatório é encaminhado à Unidade Básica de Saúde (UBS) ou à Estratégia da Saúde da Família (ESF), a qual a criança é atendida. Na unidade, é documento encaminhado para a psicóloga que fará a avaliação. Se diagnosticado o autismo, a psicóloga encaminha a criança para o Centro.
A consulta pediátrica é semelhante: caso o profissional identifique algo, a criança é atendida por psicóloga, que fará a avaliação para diagnosticar e encaminhá-la se necessário. A transferência do Caps-IJ é a terceira forma de adentrar ao Centro. Todos os tratamentos e acompanhamentos feitos pelos profissionais às crianças serão gratuitos e voltados exclusivamente para residentes em Votorantim.