22 de Novembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Campanhas contra ‘pólio, sarampo e multivacinação’ encerram nesta sexta-feira

Agência Sorocaba
Postado em: 09/11/2020

Compartilhe esta notícia:

Terminam nesta sexta-feira (13), nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), as campanhas de vacinação contra o sarampo, poliomielite e multivacinação. Quem ainda não se vacinou deve se dirigir à unidade mais próxima de sua casa, sempre das 8h às 16h.

O objetivo das campanhas é reduzir o risco da reintrodução dos vírus, promovendo o acesso às vacinas e a atualização da situação vacinal como efetivo aumento das coberturas vacinais; o que contribui para a diminuição da incidência dessas doenças.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica Municipal, apenas 14.726 crianças de um ano a menores de cinco anos compareceram para se vacinar, o que significam 47,11% do público-alvo nessa faixa etária que é de 31.256. Já a vacinação contra sarampo que não possui cobertura imunizou 6.707 crianças a partir dos seis meses a adultos de 49 anos.

Na campanha do sarampo a vacinação é feita em crianças a partir dos seis meses a adultos de 29 anos, conforme avaliação da situação vacinal. Adultos de 30 a 49 anos também podem se vacinar. A vacina tríplice viral aplicada na campanha protege contra sarampo, rubéola e caxumba.

Na campanha da multivacinação são atendidas crianças e adolescentes com até 14 anos, 11 meses e 29 dias; um público estimado em 98.198 entre crianças e adolescentes. Mesmo com o encerramento das campanhas, as vacinas continuarão à disposição da população nas UBSs.

Segundo a supervisora de imunização da SES, Ane Pontes Gomes, os pais e responsáveis são importantes nas campanhas no processo de controle dessas doenças. “Os pais devem comparecer aos serviços de vacinação com suas crianças e adolescentes, levando a caderneta de vacinação para avaliação e registro”, alerta.

Entre as vacinas disponíveis na campanha estão a BCG, de prevenção contra a tuberculose; Pentavalente, contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e influenza B; Rotavírus humano, contra a diarreia; Pneumocócica 10, que protege contra a pneumonia, meningite e otite; Meningocócica C e ACWY, contra meningites; Tríplice viral, que previne contra sarampo, caxumba e rubéola; Antivaricela; Vacina HPV, que evita tipos de câncer em jovens; Hepatite A e Febre Amarela.

Para consultar o endereço das UBSs, basta acessar o link – https://servicos.sorocaba.sp.gov.br/selu/#/ .

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Governo Bolsonaro exclui em MP pessoas acima de 55 anos de idade de novo programa de empregos

Vacinação “drive thru” imuniza mais de 5 mil idosos e profissionais da saúde; fila de carros deu “nó” em Santa Rosália

Cientistas criam anticorpos que bloqueiam ação do coronavírus em testes in vitro

O pente do João dos Santos - veja a coluna semanal de Vanderlei Testa

Governo prorroga prazo de entrega da declaração do IR por dois meses

Com apoio da Uniten, Senac disponibiliza 370 vagas de cursos profissionalizantes gratuitos