23 de Novembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Bolsonaro aparece à frente de Lula em levantamento da Paraná Pesquisas

Agência Brasil
Postado em: 01/04/2024

Compartilhe esta notícia:

Instituto Paraná Pesquisas divulgou na última quinta-feira (28) o primeiro levantamento de intenção de votos para as eleições presidenciais de 2026.

No principal cenário, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece numericamente à frente de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), atual chefe do Executivo: 37,1% contra 35,3%.

Como a margem de erro é de dois pontos percentuais, eles estão tecnicamente empatados.

O terceiro colocado é Ciro Gomes (PDT), que alcançou 7,5%, seguido por Simone Tebet (MDB), com 6,1%, e Eduardo Leite (PDB), 1,8%. Brancos, nulos ou nenhum somaram 8%, enquanto 4,2% não quiseram ou não souberam responder.

Vale lembrar que, por decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Bolsonaro está inelegível até 2030 e, portanto, não poderia participar do pleito.

A defesa do ex-presidente pode recorrer diretamente ao STF (Superior Tribunal Federal) para tentar reverter a decisão.

Lula leva vantagem sobre Bolsonaro entre o público feminino, os mais jovens (entre 16 e 24 anos), os mais velhos (60 anos ou mais), aqueles que estudaram até o ensino fundamental e os católicos.

Já o político do PL tem maioria entre os homens, em quase todas as faixas etárias (25 a 34 anos, 35 a 44 anos e 45 a 59 anos) e entre os eleitores com ensino médio ou superior completo. Chama a atenção a vantagem de Jair Bolsonaro entre os evangélicos: 55,2% contra 32,7% do adversário.

O atual presidente tem investido em uma aproximação com este segmento do eleitorado.

A pesquisa testa outros nomes da direita e centro-direita contra Lula, que deverá concorrer à reeleição em 2026.

O petista não afirma que participará do pleito, mas há uma movimentação de seu partido para que seu nome esteja novamente nas urnas para tentar um quarto mandato.

O atual presidente lidera todos os outros cenários, mas a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), mostram que são competitivos (veja abaixo). Também aparecem no levantamento Ronaldo Caiado (União Brasil), Tereza Cristina (PP), Ratinho Júnior (PSD) e Romeu Zema (Novo).

O Instituto Paraná ouviu 2024 eleitores em 162 municípios espalhados pelos 26 Estados e o Distrito Federal. O grau de confiança atinge 95,0%.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

PF mira dono da Havan e outros aliados de Bolsonaro em ação contra fake news

Família procura por gatinho com pata amputada que sumiu de casa

Doria suspende contratação de empresas para gerir presídios no Estado de São Paulo

Para abrir escolas em fevereiro, SP precisa conter alta de casos agora, dizem especialistas

Gilson Delgado atuou com foco no ser humano - veja a coluna de Vanderlei Testa

Sorocaba registra 1.062 casos de dengue, divulga prefeitura