O sistema de Transporte Especial de Sorocaba conta, agora, com um aplicativo para que os usuários, ou responsáveis pelos atendidos possam saber onde está o ônibus. Também incluso nessa nova tecnologia está o sistema QR de identificação dos passageiros, uma forma de saber exatamente quem está embarcando no ônibus.
Segundo José Alfredo Scarpelli, encarregado do setor de Transporte Especial da Urbes – Trânsito e Transportes, são 23 carros totalmente adaptados e confortáveis que funcionam até mesmo aos finais de semana para transportar os usuários até shoppings, igrejas e afins.
Os ônibus e vans têm capacidade para 10, 17 ou oito pessoas, dependendo do veículo, e todos são adaptados com rampas, cintos de segurança especiais para prender as cadeiras de rodas, câmeras de monitoramento e até mesmo GPS.
“No novo aplicativo a pessoa consegue acompanhar onde o ônibus está, se está chegando perto da casa dela e fazer o cancelamento online também. É bem interativo, com bastante informação”, explica Scarpelli. Isso representa mais segurança para quem utiliza o serviço.
Trajeto
Todos os dias, Rodrigo da Silva Claudino e Sandra Aparecida da Silva dirigem por mais de 20 quilômetros por Sorocaba para buscar a Ana Laura, de três anos, e leva-la à fisioterapia. Animada, a pequena Aninha – como é chamada – espera no portão da casa, com um laço no cabelo, glitter e a cadeira de rodas decorada com desenhos coloridos.
O ônibus especial, que foi decorado com gorros vermelhos e bolinhas para as festas de fim de ano, funciona de porta a porta, buscando o usuário na própria residência e levando até o destino desejado. O serviço de transporte especial é oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Sorocaba, para mais de 800 pessoas entre assistidos e seus responsáveis.
A mãe de Ana Laura, Aline Sanches, aciona a equipe do transporte especial através do celular e a acompanha durante toda a viagem na cadeira ao lado.
O trajeto é longo, mas cada minuto é repleto de carinho, amizade e responsabilidade. Ao chegar no local, os funcionários soltam os cintos que prendem a cadeira de rodas e acompanham Aninha e Aline até a porta do consultório para se certificarem de que tudo correu bem.
Para Aline, o aplicativo foi um “plus” para garantir a segurança do transporte que faz ter, ainda, mais confiança.
“Nós usamos o transporte todos os dias na parte da manhã e é muito bom. Eu gostei do aplicativo também; fica marcado no calendário da empresa o agendamento. Dá para a gente ver onde o motorista está, que horas ele vai vir. A Ana Laura adora, ela até leva uma mesinha e um salgadinho”, afirma.
Cuidado com quem precisa
O dia a dia também traz muita satisfação aos funcionários do transporte especial, que trabalham diariamente com um sorriso no rosto. Durante a viagem, Sandra inclusive se emociona ao mencionar a satisfação que sente ao trabalhar junto às crianças.
“Eu amo estar trabalhando aqui. A minha maior alegria é estar com eles todos os dias, é uma gratificação. Você olha no olhar de cada um e vê a felicidade, um sorriso. Vira uma família”, conta.
“Quando a gente faz uma coisa que a gente gosta não vira simplesmente um trabalho, é amor”, complementa Rodrigo.