23 de Novembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Anvisa autoriza retomada do estudo da CoronaVac

Foto: Reuters/Dado Ruvic/direitos reservados
Postado em: 11/11/2020

Compartilhe esta notícia:

Natália Cancian, FOLHAPRESS

 

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou nesta quarta-feira (11) a retomada dos testes da vacina Coronavac, produzida pela empresa chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.

Os testes haviam sido suspensos na segunda (9) após a agência informar ter recebido a notificação de um evento adverso grave em um voluntário. Segundo a agência, o objetivo era verificar dados de segurança e risco/benefício.

 

Segundo o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, a morte de um voluntário não teve relação com a vacina. A principal suspeita dos investigadores ouvidos é a de que a pessoa, um químico de 32 anos, tenha cometido suicídio ou tido uma overdose.

 

A hipótese de suicídio é vista como mais provável por pessoas ligadas ao caso e o Boletim de Ocorrência, obtido pela Folha, registra o caso como "suicídio consumado".

 

Parecer de um comitê independente internacional recebido pela Anvisa na tarde desta terça (10), porém, descartou uma relação com a vacina. Desde então, a possibilidade de retomar os testes era avaliado pela equipe técnica da agência, em meio a uma guerra política em torno das vacinas e a divergências em posições da Anvisa e do Butantan.

 

Em nota, a Anvisa diz que, "após avaliar os novos dados apresentados pelo patrocinador depois da suspensão do estudo, entende que tem subsídios suficientes para permitir a retomada da vacinação e segue acompanhando a investigação do desfecho do caso para que seja definida a possível relação de causalidade entre o EAG inesperado e a vacina."

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Saúde realiza ação de combate às ISTs no Jardim Nova Esperança neste sábado

Polícia faz buscas em chácara de apoio de grupo bolsonarista em Brasília

Guarda Civil detém adolescente com quase 200 porções de drogas durante operação "Pancadão"

Mulher é socorrida pelo Samu após ser atropelada por carro na avenida General Carneiro

VAGAS DE INSTALADOR TÉCNICO

Estudo de cientistas da USP descreve o padrão de propagação do novo coronavírus