UOL/Folhapress
As ações da Petrobras na Bolsa de Valores brasileira apresentaram alta na tarde desta segunda (21), após falas do presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre a estatal. Em entrevista à Jovem Pan, o chefe do Executivo disse que "não pode" interferir na empresa.
"Alguns querem que a gente interfira na Petrobras. Não pode fazer isso. Até porque o próprio pessoal da Petrobras, a começar pelo presidente [Joaquim Silva e Luna], responderia por ter aceitado uma interferência. Os vilões são a roubalheira na Petrobras e o ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços]", afirmou Bolsonaro.
Horas depois, a PETR3 apresentou alta de 2,74%, cotada a R$ 34,07. A PETR4 subiu 3,69%, negociada a R$ 31,74.
Bolsonaro afirmou anteriormente que aguarda resposta a uma consulta feita ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para saber se pode reduzir o imposto sobre o combustível em ano eleitoral. "Pode ser crime", considerou.
O governo estuda a possibilidade de desonerar a gasolina de PIS/Cofins para conter a alta do produto nos postos. Os tributos sobre o diesel e o gás de cozinha já foram zerados por um projeto aprovado no Congresso. "Salto do combustível está no mundo todo e espero que seja temporário", acrescentou o presidente.
A tarde desta segunda também era de ganho no Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, que começou o dia em alta de 0,33% e, por volta das 16h (horário de Brasília), apresentava alta de 0,63%, aos 722.03 pontos.
No fim da semana anterior, o índice teve alta de 1,98%, fechando a 115.310,906 pontos.
O preço da gasolina comum é composto por cinco itens, segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis):
- Preço do produtor (refinarias da Petrobras e importadores);
- Preço do etanol - o combustível que chega aos postos tem 73% de gasolina A e 27% de etanol;
- Tributos federais - PIS, Cofins e Cide;
- Imposto estadual - ICMS;
- Distribuição, transporte e revenda.