15 de Janeiro de 2025
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

TSE aciona PF para investigar filiação de Lula a partido de Bolsonaro

Foto: Reprodução
Postado em: 11/01/2024

Compartilhe esta notícia:

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acionou a Polícia Federal para que investigue indícios de crime no caso em que uma pessoa se passou pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para filiá-lo ao PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

 

Em nota, o TSE informou que a alteração de qualquer filiação partidária de um eleitor só pode ser feita pelo próprio partido responsável pela filiação, mediante um representante desse partido que acessa o sistema Filia (Sistema de Filiação Partidária) com senha pessoal. O TSE já detectou que a senha utilizada, imediatamente cancelada, seria de uma advogada do PL. No caso da certidão a que se refere a sua demanda, há claros indícios de falsidade ideológica, tendo sido anulada a alteração e requisitada à Polícia Federal a instauração de inquérito policial.

 

A nota diz ainda que é importante destacar que o Filia funcionou normalmente, conforme previsão normativa ,ou seja, não houve ataque ao sistema ou falha em sua programação. O que ocorreu foi o uso de credenciais válidas para o registro de uma nova filiação falsa.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Homem morre atropelado após cair nos trilhos da CPTM na estação Barra Funda, em São Paulo

Avenida Itavuvu passa por operação tapa-buraco

Família procura por gatinho com pata amputada que sumiu de casa

“Operação Ferro-velho” fiscaliza estabelecimentos na Zona Oeste de Sorocaba

Governo decide vender 100% do capital dos Correios, diz secretário

INSS deve revisar mais de 800 mil aposentadorias por invalidez