19 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Pista e instalação das estruturas metálicas do Terminal São Bento são concluídas

Foto: divulgação
Postado em: 23/12/2020

Compartilhe esta notícia:

Os serviços de implantação do Terminal São Bento (TSB) avançam e local já possui pista de tráfego e 77 toneladas de estruturas metálicas concluídas. Com total de 3.787 m²  de área construída, o TSB ganhou robustez com a implantação do pavimento, coberturas e prédio administrativo. Além das etapas que estão prontas, as obras de instalações hidráulicas, alvenaria e a instalação de piso seguem em fase final.

 

Com infraestrutura semelhante ao Terminal Vitória Régia que está em operação, a equipe de engenharia do TBS iniciará nos próximos dias a construção das plataformas de embarque/desembarque. "Em breve este terminal estará ativo e beneficiando os passageiros, em especial, aqueles que moram ou trabalham na zona norte. O TSB servirá de apoio ao Corredor Ipanema que se conectará ao Corredor Itavuvu, primeiro corredor do sistema BRT, e também as linhas alimentadoras que circulam nos bairros próximos. Este é o segundo dos três terminais (São Bento, Vitória Régia e Vila Nova Manchester) que estamos entregando", afirma Manoel Ferreira, Diretor de Operações da Concessionária BRT Sorocaba.

 

Em paralelo aos serviços no TSB, a região norte tem ainda a implantação do Corredor Ipanema que já está com 80% das obras concluídas. As frentes de serviço estão concentradas agora na execução do pavimento flexível (asfalto), estruturas metálicas e início dos acabamentos das 10 estações situadas ao longo da Avenida Ipanema.   

 

Ferreira reforça que a sustentabilidade é um princípio fundamental de todo sistema BRT e destaca que no São Bento também terá o uso de energia limpa com as placas fotovoltaica no terminal e estações, reutilização de água da chuva para jardinagem e limpeza, iluminação de LED e conforto térmico nas estações do Corredor Ipanema.

 

Projeto BRT Sorocaba

 

O BRT é um sistema de mobilidade urbana moderno que oferecerá conforto, segurança e eficiência, tornando os deslocamentos mais rápidos do que os atuais.  Ele permitirá maior mobilidade devido às faixas exclusivas de ônibus, o que possibilita uma viagem com mais agilidade e que atende às necessidades da população. Outra novidade é o embarque em nível, que facilita o deslocamento de todos, em especial pessoas idosas e cadeirantes. Os passageiros terão a comodidade de acessar 28 estações preferenciais, 4 estações de integração, 3 novos terminais e 96 pontos de parada, permitindo ainda a integração com os Terminais Santo Antônio e São Paulo, com as seis áreas de transferências e a integração temporal entre diferentes linhas.

 

 Concessionária BRT Sorocaba

 

De origem 100% brasileira, o BRT Sorocaba é uma SPE (Sociedade de Propósito Específico) formada pelas empresas CS Brasil e MobiBrasil, ambas companhias com sólida experiência e reputação no setor de transportes no país. O BRT Sorocaba é responsável pela implantação do novo sistema de transporte coletivo urbano da cidade de Sorocaba na realização das obras de implantação e futuramente na operação do sistema de corredores de ônibus.

 

Pioneira na realização de empreendimento com concessão de transporte coletivo para construção e operação no Brasil, a companhia desenvolve suas atividades respeitando princípios éticos e legais e empregará mais de 500 colaboradores diretos e indiretos nas fases de obras, divididos nas áreas administrativa, execução, social e obras. 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sindicato: habilitada para gerir creche tem relação com instituto investigado na PF

Votorantim alerta para possível aumento nos casos de abuso e exploração sexual contra crianças na pandemia

TSE firma nesta quarta parceria com Facebook e WhatsApp para conter fake news nas eleições

Novo totem de Sorocaba será entregue em solenidade neste sábado com presença da prefeita

Primeiro autosserviço do Brasil em Sorocaba - veja a coluna semanal de Vanderlei Testa

Homem é detido após pescar 70 quilos de peixes na represa Itupararanga