Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Rodeios, não em Sorocaba. Luz e vida, sim! - veja a coluna semanal de Vanderlei Testa

Postado em: 24/07/2021

Compartilhe esta notícia:

Quinta-feira, 22. Estava pensando qual seria o tema do artigo desta semana no Jornal Ipanema. Na relação que escrevi enquanto pesquisava, surgiam os temas Olimpíadas de Tóquio, as comemorações de domingo, 25 de julho, Dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas, vacinação em Sorocaba, férias e frio com zero grau em Gramado- RS e muitas outras ideias que vinham à cabeça.

Enquanto isso, eu acompanho no site do Jornal Ipanema as notícias de um grupo de defensores da vida animal, em manifestação na Câmara Municipal.  Com megafone, faixas e cartazes, os jovens pediam a não aprovação dos rodeios em Sorocaba. Bingo! Esse é o tema que escolhi porque também sou contra. E sei que milhares de sorocabanos têm a mesma posição.


O vereador Vinicius Aith que levou essa proposta à bancada dos vereadores certamente não tem visão das necessidades primordiais da cidade, em infraestrutura, saúde e educação. Rodeio não é divertimento. É sacrifício! Se o animal pudesse manifestar racionalmente o que pensa, iria dizer aos vereadores que aprovaram essa proposta como um retrocesso insano. Ora bolas! Se pode rodeio, também logo haverá corrida de galos, mau tratos aos cães, pássaros e outros bichos. Rodeio no contexto de lazer, brincadeira de adultos, certamente não estava no objetivo do Criador ao proporcionar à humanidade os animais. Junto- me aos pensamentos dos que lutam pela não aprovação.

 

E aproveito para passar mais uma mensagem aos vereadores que perdem tempo com projetos contrários às necessidades da população. Acabei de receber uma mensagem de moradores do residencial Saint Claire na rua Paulo Varchavtchick que afirmam estar há meses esperando a Secretaria de Obras da Prefeitura para trocar as dezenas de lâmpadas queimadas dos postes em suas ruas. Há vários meses tentam em vão conseguir através dos canais competentes uma solução para a escuridão causada em inúmeros postes sem lâmpadas. Cobram desde 2020 a ouvidoria da Prefeitura Municipal para a falta de manutenção nos postes públicos do residencial. As cobranças de IPTU chegam com o item iluminação públicas, mas a escuridão atesta que a falha é um caso comum nas luminárias em nossas ruas, dizem os moradores.

Seria o caso do prefeito Manga agir junto a sua equipe da Secretaria de Obras para exigir maior atenção a estes pedidos do povo. E se o vereador ao invés de usar o seu tempo precioso como o autor do projeto de rodeios saísse às ruas e fosse presenciar e ouvir pessoalmente o que os seus eleitores realmente estão necessitando, como creches, iluminação, asfalto, postos de saúde, hospitais, áreas de lazer, arborização, cultura e por aí afora, tudo seria resolvido na cidade.

Recentemente, dizem os moradores, os funcionários da CPFL estiveram substituindo os transformadores do Saint Claire e informaram que à troca de lâmpadas nos postes é responsabilidade da Prefeitura e não da CPFL.

 

Vanderlei Testa jornalista e publicitário escreve aos sábados no Jornal Ipanema. Site www.jornalipanema.com.br/n/opiniao

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Advogado Anselmo Bastos toma posse como vereador em Sorocaba na vaga de Luís Santos

Corpo de menina morta após ser baleada enquanto ia para a escola será sepultado nesta 5ª

Número de mortos em fila de leitos da UTI volta a acelerar e chega a 698 em SP

Justiça rejeita "quadrilhão do MDB" e absolve Temer e Cunha

Em estado de emergência, Prefeitura de Sorocaba aplica sistema de rodízio no abastecimento de água na cidade

Ipa Online estreia o “Boteco do Urbano”