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Financeiras estão entre as principais reclamações no Procon

Foto: divulgação
Postado em: 11/11/2020

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O Procon Sorocaba, vinculado à Secretaria Jurídica (Saj), que já havia divulgado um aumento de 41% nos serviços prestados à população, num comparativo do mês de outubro entre os anos de 2019 e 2020, aponta para um crescimento do número de reclamações formalizadas por consumidores insatisfeitos com os serviços prestados por instituições financeiras.

 

Segundo o órgão de defesa do consumidor, foram 2.760 atendimentos realizados em outubro deste ano, enquanto no mesmo período do ano passado o órgão registrou 1.956 atendimentos. Dentre as principais reclamações apresentadas estão serviços financeiros, privados e produtos, como fraudes em contratos de empréstimos, boletos falsos.

 

Outros serviços também geraram aumento de queixas como cancelamento e remarcação de pacotes turísticos, cancelamento de matrícula e pedido de desconto em serviços educacionais, falhas nos serviços de telecomunicações (internet, tv a cabo, telefonia) e compra de produtos como celular, veículo, vestuário e móveis.

 

Black Friday

 

Com a aproximação da Black Friday, que acontece no próximo dia 27, os consumidores devem ficar ainda mais atentos para não serem vítimas de fraudes, denunciando abusos e fazendo valer seus direitos. Em 2018, o Procon Sorocaba autuou 24 estabelecimentos na Black Friday enquanto no ano passado foram realizadas 26 operações, entre lojas físicas e virtuais.

 

A principal queixa apresentada pelos consumidores naquele período de ofertas massivas foi o atraso na entrega dos produtos comprados pela internet. Por isso o Procon orienta o consumidor a ficar atento ao prazo de entrega informado pelo estabelecimento.

 

As equipes de fiscalização do Procon visitarão algumas lojas no dia da promoção e, caso verifiquem alguma irregularidade, o estabelecimento poderá ser autuado e multado.

 

Atendimento ao público

 

O Procon continua prestando atendimento descentralizado à população na unidade móvel e nas estruturas fixas das Casas do Cidadão, de acordo com o calendário divulgado semanalmente e sempre no horário das 09h às 15h. Na próxima quarta-feira (11) a unidade móvel estará no Terminal Santo Antonio e, na sexta-feira (13) o atendimento será na Casa do Cidadão Ipiranga. Na terça-feira (10) e na quinta-feira (12) o Procon atenderá na Casa do Cidadão Nogueira Padilha.

 

Os consumidores podem também se dirigir à sede do Procon Sorocaba, situada à Av. Antonio Carlos Comitre, altura do nº 331, no Campolim, com atendimento diário das 9h às 16h. Também é possível acessar os serviços do Procon através do site: www.consumidor.gov.br.

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