Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Bolsonaro erra conta, soma -4 mais 5 e diz que PIB vai crescer 9%

Foto: Agência Brasil
Postado em: 22/07/2021

Compartilhe esta notícia:

FOLHAPRESS

 

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) errou uma conta de matemática nesta quarta-feira (21) ao afirmar que a economia do Brasil, diante das projeções atuais, deve registrar um crescimento de 9% ao final de 2021, na comparação com os últimos dois anos.


"Nós vencemos o ano passado, estamos vencendo este. Alguns projetam já um crescimento de 5% positivo este ano. Se é 5% positivo, o ano passado foi 4% negativo, crescemos 9%. Isso é um milagre, é uma coisa inacreditável", afirmou, em entrevista à rádio Jovem Pan Itapetininga.


A conta, porém, está incorreta. Se o país crescer de fato 5% em 2021 o resultado será um avanço de 0,7% em dois anos.


Felipe Salto, diretor executivo da IFI (Instituição Fiscal Independente), órgão ligado ao Senado, tuitou a fórmula usada para este tipo de cálculo:


[1 + (-4,1%)] x (1 + 5%) -1 = 0,7%


Na semana passada, o governo alterou a projeção de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) deste ano de 3,5% para 5,3%, acompanhando o maior otimismo do mercado sobre a atividade no país e no mundo após a retração gerada pela pandemia.


Em 2020, a economia brasileira registrou contração recorde de 4,1%, resultado do impacto econômico gerado pela crise da Covid.


A projeção para 2021 está em praticamente em linha com a calculada pelo mercado. A pesquisa Focus, que reúne previsões de analistas compiladas pelo Banco Central, mostrou na segunda-feira (19) que a estimativa de crescimento para este ano chegou a 5,27%, de 5,26% anteriormente. Para o ano que vem, houve ligeiro aumento de 0,01 ponto percentual, para 2,10%.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Polícia apura sumiço de 600 kg de droga trocados por cal e madeira em delegacia

Trump ignora especialistas e promete 100 milhões de doses de vacina em 2020

Flávio Bolsonaro passa feriado em Fernando de Noronha com passagem paga pelo Senado

Capital paulista tem medicamentos para intubação para mais dez dias

Alunos do IFSP recebem 41 computadores doados pelo FSS e Projeto Metareciclagem

União dos Caminhoneiros anuncia mais uma paralisação após o 7 de Setembro