26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Zoonoses realizou mais de 1.200 visitas em residências e pontos estratégicos em Votorantim

Secom Votorantim
Postado em: 07/10/2020

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), realizou 1.220 visitas em residências e pontos estratégicos no combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, durante todo o mês de setembro.

As ações acontecem periodicamente e contam com a participação dos agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses, que nesta quarta-feira (07) estiveram na região do Parque Jataí.

De acordo com o Departamento de Vigilância Epidemiológica, até o momento o município registra 176 casos confirmados de dengue. São 1.123 notificações. Dos casos confirmados 7 são importados. No mês passado foi registrado apenas um único caso na cidade.

Das ações realizadas, foram 1.000 imóveis residenciais e comerciais com a visita casa a casa no Jardim Europa, São Lucas e Vila Pedroso e 14 pontos estratégicos. No Jardim Serrano, onde registrou o último caso, foram visitadas 127 locais com a ação de Bloqueio e Controle de Criadouros e 79 residências receberam a nebulização.

De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses, além das visitas às casas os agentes realizam monitoramentos constantes aos Pontos Estratégicos (PE) da cidade, que são as borracharias, oficinas mecânicas, funilarias, galpões de materiais recicláveis, bem como nos Imóveis Especiais (IE), espaços esses que oferecem maior risco a população por uma incidência grande de possíveis criadouros.

Conforme a Sesa, os moradores são orientados a manter diariamente a ação de eliminar os criadouros do mosquito. Além das ações da Zoonoses, a Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) segue com os serviços de limpeza, capinação, roçagem, além de retirada de entulho e materiais inservíveis em diversos pontos da cidade. E conta ainda com a colaboração da população para que mantenha esses sempre locais limpos.

A Secretaria da Saúde orienta o munícipe que, ao apresentar os sintomas da doença, como febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e dores no corpo, deve procurar de imediato pela Unidade de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Primeira parcela do 13º salário do INSS será paga nesta 5ª feira

Coquetel de Lançamento do Projeto Santa Sorte

Guedes diz haver quebradeira de empresas no país e defende nova lei de falências

Haddad tem 30%, seguido por França (17%), Tarcísio (10%) e Rodrigo (5%), diz pesquisa Quaest

Hospital de Campanha recebe o primeiro paciente; homem de 43 anos tem quadro suspeito

“Alita: Anjo de Combate” traz ficção científica assinada por diretores de “Sin City” e “Avatar”