25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Zoo completa 50 anos com festa e cerimônia marcada pela alegria e emoção

Postado em: 22/10/2018

Compartilhe esta notícia:

Uma grande festa, que contou com diversas atrações, além da distribuição de pipocas, algodão doce, refrigerantes e, após o tradicional parabéns e o apagar das velinhas, a distribuição de bolos, marcou os 50 anos de fundação do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros, na manhã deste sábado ensolarado. A cerimônia, que contou com a presença do prefeito José Crespo e da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Lilian Crespo, foi marcada por clima de alegria e também de muita emoção, durante lembrança da memoria do ex-prefeito José Crespo Gonzales, pai do atual chefe do Executivo, um dos responsáveis pela implantação do zoo e do Museu Histórico Sorocabano, na área doada à época pela família de Quinzinho de Barros à Prefeitura, na Zona Leste de Sorocaba. O evento contou com a participação de secretários municipais, servidores, além de professores e alunos da Escola Municipal Quinzinho de Barros, e foi acompanhado por centenas de pessoas.

A cerimônia teve início por volta das 8h30, com a apresentação do Coral da Apadas (Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos de Sorocaba) e da servidora pública Natalia Rolim, que contagiou o público ao cantar diversas músicas de estilos diferentes.

O secretário de Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), Jessé Loures, destacou a atuação do prefeito José Crespo, que, segundo ele, não tem medido esforços no sentido de garantir investimentos que tornem a cidade com cada vez mais qualidade de vida. Destacou ainda a união entre as equipes de secretariado. “Esse é um momento histórico. É um momento de agradecer a Deus por estarmos aqui hoje, quando esse zoológico, que é um dos mais tradicionais e importantes da América Latina, completa meio século de fundação” disse.

O ex-diretor do zoo, o médico veterinário Adalto Nunes, que atuou por 38 anos no “Quinzinho de Barros”, até se aposentar no ano passado, deu seu testemunho da importância do parque e o que ele representa em sua vida particular e profissional. Assim como o vereador Fernando Dini, que na ocasião representou a Câmara de Sorocaba. Morador desde a infância nas proximidades do zoo, Dini lembrou dessa fase de sua vida e, na sequência, elogiou a atual administração, que tem à frente o prefeito José Crespo. “O nosso zoológico, que é um melhores do País, está cada vez melhor e, tenho certeza, irá avançar ainda mais. Temos que reconhecer os esforços que a Prefeitura tem realizado e investido nesse que é o nosso cartão postal da cidade”, ressaltou o vereador.

Valorização da família e lembranças

Na sequência foi a vez do prefeito José Crespo. Durante seu discurso, o chefe do Executivo lembrou das visitas que fez à época com seus pais e com filhos e netos. Lembrou ainda que recentemente esteve no zoo, ocasião em que encontrou com uma família que fazia um piquenique, fato que lhe chamou a atenção para a importância que o local tem não apenas na questão ambiental e de entretenimento, mas para promover a união, a integração de famílias e amigos. “Quero homenagear todas as famílias. Que todos cresçam e valorizem os laços familiares. Parabéns ao Quinzinho de Barros pelos 50 anos de fundação”, destacou o prefeito José Crespo.

Um dos momentos mais emocionantes aconteceu durante o discurso da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Lilian Crespo. Não contendo as lágrimas, Lilian lembrou-se de seu sogro, o ex-prefeito de Sorocaba, José Crespo Gonzales, pai do atual prefeito José Crespo. O ex-prefeito foi um dos responsáveis pela implantação do zoo na área onde funciona o parque e o museu histórico. “Quero aqui homenagear meu sogro por tudo o que ele fez. Por todos os lados que olhamos não há como não lembra-lo. É como se ele estivesse aqui agora”, emocionou-se a primeira-dama.
Revista especial, homenagens e premiação

O prefeito também foi homenageado pelo secretário de Comunicação e Eventos (Secom), Eloy de Oliveira, com uma edição de uma revista especial dos 50 anos do zoo, produzida pelos profissionais da pasta. Também recebeu uma lembrança das mãos do secretário de Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), Jessé Loures.

Na sequência, todos os presentes cantaram parabéns ao zoo e o prefeito, simbolicamente, assoprou as velinhas, do bolo de aniversário produzido pelos alunos do curso de Gastronomia, da Universidade de Sorocaba.

Outra atração foi a premiação do concurso “O Zoológico e a Cidade” durante a solenidade. Os desenhos e as redações feitas por alunos da rede municipal de ensino foram avaliados por uma comissão julgadora.

Os alunos da educação infantil (pré 1 e pré 2) e dos 1º 2º e 3º anos do Ensino Fundamental fizeram desenhos. Os estudantes dos 4º e 5º ano, uma poesia. As crianças do 6º e 7º ano produziram uma narrativa de aventura. Já os alunos do 8º e do 9º ano, uma crônica. As três melhores produções de cada categoria foram premiadas com uma visita monitorada aos bastidores do zoológico.

Como parte das atrações, os visitantes também puderam conhecer o mais novo morador do zoo, um filhote de urso-de-óculos, conhecido também como urso-andino, de quatro meses e que, a partir de hoje, passa a ficar exposto para visitação.

Sobre o zoo

Inaugurado em 1968, o “Quinzinho de Barros” é considerado um dos mais completos da América Latina e classificado no Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) na categoria A, que é a mais elevada.

“Além do lazer ao público, o nosso parque vem desempenhando um importante trabalho de conservação, pesquisa, bem-estar animal e educação ambiental, que são as cinco funções de um zoológico moderno”, destaca Jessé Loures.

Dos seus 150 mil metros quadrados, 17 mil são ocupados por um lago e outros 36 mil por vegetação natural da Mata Atlântica. O espaço reúne cerca de 1.200 animais de 300 espécies, com 70% deles pertencentes à fauna brasileira. É um dos maiores acervos da América Latina.

Outra razão do sucesso do zoo de Sorocaba é a qualidade de seu corpo técnico, experiente e atualizado nas mais modernas técnicas através de cursos de mestrado, doutorado e participações em congressos. Ao todo, em torno de 60 funcionários, entre biólogos, médicos veterinários, zootecnista e tratadores, atuam no parque.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

UNIP Sorocaba auxilia população na Declaração do Imposto de Renda

Motoristas de ônibus encerram protesto, mas podem parar de novo na segunda-feira

Maria Lúcia Amary é eleita presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Alesp

Governador João Doria pede que se evite aglomerações no feriado

Ivete Sangalo lamenta as 500 mil mortes pela Covid e diz que "não é sobre partidos"

Evandro Marcolino apresenta o show ‘Prece’ no Sesc Sorocaba