Um novo decreto editado pelo Executivo municipal, nº 5.798, que será publicado na edição desta sexta-feira (13) no Jornal do Município, regulamentando a lei municipal nº 2.533, de 2017, possibilita a continuidade do sistema de estacionamento rotativo pago, mais conhecido como zona azul, em Votorantim. A medida extingue mais 500 vagas em cinco ruas da cidade, além das outras 590 que já foram extintas com o decreto do último dia 14 de novembro, totalizando 1.190 vagas a menos que haviam sido demarcadas no início da operacionalização do sistema, em setembro.
O novo decreto segue as mesmas regras técnicas do anterior, pelo qual a cobrança pelo estacionamento incidirá em duas áreas, contempladas pelo atual Plano Diretor do município, denominadas Zona de Comércio Principal (ZCP) e nos principais Corredores de Comércios e Serviços (CCS). Mas enxuga ainda mais as vagas que haviam sido demarcadas. Das 2.360 vagas previstas em setembro, o segundo decreto (de 14 de novembro) enxugou para 1.770 vagas e, agora, a terceira regulamentação prevê somente 1.270 vagas para a zona azul no município. Com isso, a nova medida retira mais 160 vagas da avenida Luiz do Patrocino Fernandes; 115 da avenida Matheus Conegero; 142 da avenida São João; 59 vagas da Rua Paula Ney e outras 24 da rua Achiles Logo.
Como funciona
Assim como no início, o sistema será operacionalizado pelo consórcio vencedor da licitação para o estacionamento rotativo, o V-Park. A cobrança por um período de uma hora é de R$ 2,00, para veículos de passeio e comerciais leves até 4.000 kg ou até 2 eixos. Já para motocicletas, ciclomotores ou motonetas de qualquer cilindrada, o valor é de R$ 1,00 a hora.
O condutor tem a opção de realizar o cadastro e compra do cartão digital por meio de aplicativo de smartphone, ou, então, adquirir o ticket por meio de monitores que vão transitar o tempo todo pelas vias da Zona Azul e pelas revendas autorizadas nas áreas de estacionamento rotativo, que estarão devidamente identificadas.
Para adquirir as horas de estacionamento de forma online, o motorista deverá realizar o download do aplicativo “Zar Digital - Zona Azul Rápida”, que está disponível nas plataformas App Store e Google Play. Após baixar o app, o usuário deverá inserir seus dados e realizar a aquisição do ticket por meio de cartão de crédito. Depois do cadastro, será possível colocar a geolocalização para identificar e registrar a zona da vaga, bem como informar a placa e o período. Para quem não possui acesso à internet, basta enviar um SMS, para isso é necessário fazer um cadastro prévio pelo site www.zonaazulrapida.com.br e possuir créditos pré-pago.