14 de Janeiro de 2025
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Zona Azul amplia vagas nos entornos do Conjunto Hospitalar

Postado em: 17/12/2018

Compartilhe esta notícia:

Seguindo o plano do Governo de implantar e ampliar a oferta de vagas no estacionamento rotativo de Sorocaba, a Urbes – Trânsito e Transportes implantará novas vagas de Zona Azul na região do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS).

A medida faz parte dos planos de expansão das vagas do Estacionamento Rotativo no município, que foi revitalizado em março de no ano passado.

Atualmente, há em torno de 2 mil vagas de Zona Azul no Centro, no bairro Santa Teresinha e na região do zoológico, sendo a região central a mais utilizada e com maior rotatividade. As vagas são definidas de acordo com a necessidade de estacionamento nos locais de grande circulação.

Em fase de finalização, a implantação do estacionamento rotativo nos entornos do CHS é uma solicitação antiga da população que frequenta aquela região, como o caso do leitor do jornal Cruzeiro do Sul, Osvaldino Rubens. Após estudos de viabilização técnica, a Urbes concluirá a implantação ainda no mês de dezembro.

A iniciativa municipal tem como objetivo aumentar a oferta de vagas de estacionamento nas ruas do Centro de Sorocaba, através da rotatividade, auxiliar na fluidez do trânsito, otimizar o acesso da população aos serviços e atividades econômicas, além de combater o comércio clandestino de cartões e coibir a atuação dos guardadores de carro, mais conhecidos como “flanelinhas”.

A obrigatoriedade do uso do cartão ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e sábado, das 9h às 13h. Os cartões são válidos por 1 hora, podendo ser utilizados até 2 cartões de 1 hora, de acordo com o prazo estabelecido nas placas de sinalização. De acordo com a Urbes, é importante que o munícipe esteja atento ao tempo máximo de permanência no local. Após o fim do prazo, o veículo deve ser retirado da vaga.

O estacionamento rotativo é regulamentado pelo Código de Trânsito Brasileiro – CTB (lei federal nº 9.503/97) e pelo decreto municipal nº 22.268, de 5 de maio de 2016. Segundo o artigo 181, XVII, do CTB, o condutor que descumprir as regras para o estacionamento rotativo comete infração grave (5 pontos na CNH), multa no valor de R$ 195,23 e remoção do veículo.

São infrações de trânsito estacionar nos locais definidos como Zona Azul de forma irregular, sem o devido pagamento e com excesso de prazo permitido para o local.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bolsonaro diz que pedirá ao Senado abertura de processo contra Barroso e Moraes

Conselho Federal de Medicina abrirá consulta pública sobre uso da cannabis medicinal

Câmara aprova fim do DPVAT sete meses após recriação do seguro obrigatório

Votorantim confirma mais 21 casos de Covid-19, entre eles um óbito

Estudo revela que Coronavac produz anticorpos contra a Covid em 97% dos participantes

"Serial Killer" acusado de matar quatro mulheres vai a júri popular nesta sexta-feira