25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Votorantim retoma nesta quarta-feira aulas presenciais no sistema de revezamento

Postado em: 04/08/2021

Compartilhe esta notícia:

Votorantim retomará aulas presenciais, nesta quarta-feira (4), nas escolas municipais da cidade. A medida será feita em sistema de revezamento, sempre com a presença de 50% dos alunos em cada sala de aula.



O retorno às aulas presenciais vai beneficiar crianças e jovens matriculados no maternal 1 e 2, na pré-escola e no ensino fundamental - entre o 1º e o 5º ano. A medida envolve pessoas entre 2 e 10 anos de idade.



Cada turma de alunos será dividida em duas. Uma frequentará presencialmente a aula durante uma semana enquanto a outra fará atividades impressas na casa.



A inversão da turma será feita na semana seguinte - e assim sucessivamente. O objetivo é evitar aglomeração no ambiente escolar.



No maternal 1 e 2, o revezamento ocorrerá de forma diferente. Metade das crianças de uma sala de aula estarão presentes no período da manhã e a outra parte no horário da tarde.



Votorantim possui mais de 12 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino. O retorno das aulas presenciais será feito em 57 instituições de ensino da cidade. 



Somente o Centro Municipal de Ensino Infantil (Cmei) Sueli Gazolli Campos, no Jardim Serrano, terá o reinício adiado devido às manutenções realizadas na estrutura física do prédio - já em fase de finalização. Os alunos seguirão com as atividades remotas.



As crianças matriculadas no berçário da rede municipal de ensino também não retornarão às atividades presenciais em 4 de agosto. A expectativa é que essa retomada aconteça em setembro.



Protocolos sanitários



A volta às aulas presenciais será feita obedecendo os protocolos do Plano São Paulo. Todos os funcionários e alunos terão a temperatura aferida e haverá álcool em gel disponível em todas as instituições de ensino.



Nesta terça-feira (3), os diretores das 58 escolas municipais de Votorantim participaram de um encontro remoto com profissionais da Secretaria de Saúde. A conversa foi ministrada por uma médica sanitarista e por uma enfermeira da pasta. 



O objetivo foi tirar dúvidas e estabelecer procedimentos sobre higiene e distanciamento social no ambiente escolar. Protocolos como limpeza no ambiente escolar, higienização de mesas, cadeiras, brinquedos e de possíveis surtos foram repassados aos profissionais da educação. 



Primeiro passo



Em junho, o primeiro passo para o retorno às aulas presenciais foi dado com a implementação do reforço escolar. O projeto é conduzido por 65 professores em 25 escolas municipais da cidade. Os profissionais atuam com turmas reduzidas de alunos atendendo aos protocolos sanitários relacionados à pandemia da Covid-19.


O trabalho de reforço escolar é voltado aos estudantes do 3º ao 5º anos do ensino fundamental, durante o contraturno das aulas. O projeto visa recuperar presencialmente a aprendizagem dos alunos sem aulas regulares desde março de 2020.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sorocaba tem programação especial da 16ª Primavera dos Museus nos dia 23 e 24 de setembro

Gilmar Mendes defende soltura de Lula, e Supremo inicia julgamento do caso

Lula tem 44% contra 32% de Bolsonaro no primeiro turno, aponta pesquisa

Conta de luz seguirá na bandeira vermelha 2 em setembro

Quatro estados e oito capitais têm 90% das UTIs para Covid-19 ocupadas

Por protocolo, Manga adia anúncio de equipe de transição para quinta-feira