25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Votorantim inicia mutirão de cirurgias eletivas no hospital municipal

Foto: Prefeitura de Votorantim
Postado em: 01/03/2021

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou nesta segunda-feira (1) o mutirão de cirurgias eletivas no Hospital Municipal Dr. Lauro Roberto Fogaça. Sete operações de postectomia serão realizadas em crianças durante o dia.



O mutirão pretende atender uma demanda reprimida do município de aproximadamente 400 pacientes à espera de uma intervenção. Essas cirurgias eletivas não vinham sendo realizadas devido à pandemia do novo coronavírus.



Uma das primeiras cirurgias da manhã foi realizada em uma criança de 4 anos de idade. Segundo a doméstica Marcia Aparecida Silva, 38, mãe do paciente, todo o procedimento foi feito dentro do esperado. "Ele está bem. Deu tudo certo", comemora.



Segundo Marcia, o pedido de cirurgia havia sido marcado no fim do ano passado. Ela e o filho chegaram ao hospital às 5h, foi feito o procedimento e por volta das 9h a criança já estava na ala pós-cirúrgica.



Para suprir a demanda de cirurgias eletivas, a Unidade de Pronto Atendimento Materno Infantil - anexada ao hospital - deixou nesta segunda-feira de atender temporariamente crianças e jovens de 0 a 13 anos de idade. A estrutura será usada pelo hospital municipal para a instalação de 11 leitos clínicos cirúrgicos. O espaço vai receber pacientes pré e pós-cirúrgicos.



Segundo a Secretaria de Saúde, o novo espaço do hospital municipal não precisará de adequações e nem da aquisição de equipamentos. O trabalho será desenvolvido por médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem da própria instituição de saúde.



Já o atendimento às crianças foi direcionado à UPA do Parque Jataí. Uma ala será destinada especialmente aos pacientes de até 13 anos de idade.



Antes da criação da Materno Infantil, a UPA do Jardim Jataí já fazia o atendimento às crianças. Segundo a Secretaria de Saúde, a unidade tem estrutura para receber a demanda de pacientes.



O objetivo da Secretaria de Saúde é, após a pandemia do novo coronavírus, transformar o espaço do então Materno Infantil em UPA Central. A ideia é reformular as redes de emergência e urgência para atender de forma eficiente e com qualidade toda a população de Votorantim.



Essa reformulação poderá começar após a queda de casos e internações por coronavírus no município. Consequentemente, os leitos Covid-19 serão desativados e darão lugar aos leitos clínicos, com autorização da Secretaria Estadual de Saúde e baseado no Plano São Paulo.

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Votorantim confirma mais 29 casos de Covid-19 nesta sexta-feira

“Sorocaba Linda de Verdade” inicia reativação de chafarizes e fontes em parques e praças

Programa do Parque Tecnológico de Sorocaba ensina como transformar ideias em negócios

CPI do Falso Voluntariado fará primeira reunião na Câmara na tarde desta terça

Disney divulga trailer de “Frozen 2” e confirma estreia para 2020

Bolsonaro volta a criticar Coronavac e erra ao dizer que o imunizante não deu certo