27 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Vocês querem suspender o uso da camisinha na relação. Como agir?

Postado em: 26/03/2019

Compartilhe esta notícia:

Por Osmeire Tobias

Bem, é importante deixarmos claro que preservativos ainda são a melhor forma de se prevenir Doenças Sexualmente Transmissíveis, as DSTs. Mas quando surge o desejo de gravidez ou quando a relação se consolidou de forma monogâmica, os casais acabam decidindo sobre a possibilidade de passarem a transar sem o uso de camisinha.

Apesar de muitas vezes, a fidelidade não ser efetivamente algo tão concreto, na prática, sabemos que numa relação estável, geralmente a camisinha é dispensada. Os riscos de contaminação por HIV ou outras DSTs continuam existindo, mas serão neutralizados caso os dois realmente não façam sexo com outros parceiros, e aqui considerando apenas as relações sexuais, não as outras formas de contágio.

Porém, os casais devem estar atentos, pois as pesquisas apontam que as mulheres são mais infectadas pelo HIV através de relações heterossexuais. Por isso, especialistas recomendam que os casais só devem tomar esta decisão quando tiverem um relacionamento baseado na confiança mútua e é necessário uma boa conversa prévia e exames médicos.

É preciso, inclusive, superar alguns tabus e o casal precisa deixar claro que caso venha ocorrer uma traição, deve-se usar camisinha nessa relação extraconjugal. E mesmo para um casal em que a vida sexual seja de uma relação estável e monogâmica, é importante certificar-se, confirmando o estado de saúde de vocês antes de suspender essa proteção tão essencial.

A conduta orientada por médicos deve ser respeitada; de que no início do relacionamento deve-se usar camisinha sempre, inclusive durante as preliminares, pois existe a possibilidade de ruptura de vasos sanguíneos na boca, vagina e ânus. Após a decisão do casal, a camisinha só deve ser totalmente abolida depois de alguns exames.

Os exames de sangue recomendados devem ser feitos pelos dois no mesmo dia e após o resultado, o casal continuará usando a camisinha por mais seis meses. Então, fazem o exame novamente depois deste período e, aí sim, começam a transar sem proteção.

Consulte seu médico antes, solicite os exames, não deixe de procurar ajuda profissional e lembre-se que é uma questão de saúde para ambos.

A falta de cuidado, inclusive dos jovens, se reflete no aumento dos números de DSTs no Brasil, com destaque para o aumento de casos de sífilis, gonorreia e clamídia.

Saiba mais sobre este assunto em: http://osmeiretobias.com.br/

width=542

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Supremo confirma decisão sobre proteção de vias e prédios públicos

Ex-assessor de Jair Bolsonaro é preso em operação da Polícia Federal

Cerca de 7 mil pessoas passam pela rodoviária de Sorocaba no feriadão

Setor de serviços cresce 1,1% em fevereiro, diz IBGE

Governo de SP define calendário para o ano letivo de 2022 na rede estadual

Igreja Católica ocultou nome de 500 padres acusados de abuso em Illinois