27 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Vinícius Aith sobre a Marcha da Maconha: "vou pedir para a PM fazer revista rigorosa"

Foto: reprodução
Postado em: 19/10/2022

Compartilhe esta notícia:

O vereador sorocabano Vinícius Aith disse que entrou com pedido no Ministério Público para tentar coibir a realização da Marcha da Maconha em Sorocaba. Também, ele falou que irá acionar a Polícia Militar para "fazer uma revista rigorosa para evitar tráfico de drogas" no evento.


Assista o vídeo abaixo

 

Conforme uma conta no Instagram, que se apresenta como a oficial do evento, a Marcha estaria prevista para ocorrer em 12 de novembro, na praça Frei Baraúna, às 16h20 (4:20, números associados ao uso do entorpecente). 

 

"Estou pedindo ofício e encaminhando à Polícia Militar para que, caso ocorra a Marcha da Maconha, façam uma rigorosa revista em todo mundo que estiver participando para evitarmos tráfico de drogas e bebidas alcoólicas para menores de 18 anos", finaliza. 

 

"A Marcha é um incentivo ao uso de drogas. Não tem nada a ver com o uso da liberdade de expressão", afirma o vereador. 

 

 


Manga é contra a Marcha da Maconha

 

O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, deve anunciar nesta quarta-feira (19), em uma entrevista coletiva, medidas a serem tomadas para impedir a realização de uma "Marcha da Maconha" na cidade. 

 

O prefeito divulgou em suas redes sociais (assista abaixo), nessa terça-feira, demonstrando-se indignado com a realização do evento. Também posicionaram-se contra algumas autoridades políticas da cidade, como os deputados Jefferson Campos, Carlos Cezar e o vereador Vinícius Aith. 

 

"Nunca terão meu apoio. Não adianta vir para cima de mim, me ameaçar. Sou a favor da vida. Sei o que é uma família que sofre com a dependência química. Peço para que nossos deputados alterem a Constituição para que aberrações como essas sejam impedida e não façamos apologia às drogas em nosso país", finaliza o prefeito no vídeo. 

Após repercussão do caso, a organização do evento postou uma nota pública com seu posicionamento. "Devido a alguns ataques que sofremos, em um vídeo de uma autoridade da cidade, gostaríamos de elucidar que a Marcha da Maconha se trata de um conceito de manifestação, que busca a discussão democrática sobre a alteração de leis que julgamos problemáticas. Ou seja, somos um coletivo social para disseminar conhecimento e buscar mudanças Não temos nenhuma ligação partidária. Não somos ligados a nenhum vereador, deputado, partido, a nada desse tipo. Temos posição política, sim, como qualquer cidadão que exerce seu direito, mas não temos ligação com político algum", afirmou em um trecho. 

 

 

Leia na íntegra a nota da Marcha da Maconha

"Devido a alguns ataques que sofremos, em um vídeo de uma autoridade da cidade, gostaríamos de elucidar que a Marcha da Maconha se trata de um conceito de manifestação, que busca a discussão democrática sobre a alteração de leis que julgamos problemáticas. Ou seja, somos um coletivo social para disseminar conhecimento e buscar mudanças. 

Não temos nenhuma ligação partidária. Não somos ligados a nenhum vereador, deputado, partido, a nada desse tipo. Temos posição política, sim, como qualquer cidadão que exerce seu direito, mas não temos ligação com político algum. 


Não somos marginais, não estamos aqui para fazer apologia às drogas. Somos civis, como qualquer outro, buscando evolução no quadro social do país. Enquanto em muitos países desenvolvidos o estudo da maconha e sua aplicação medicinal, bem como a exploração monetária do uso recreativo avançam dia a dia, no Brasil ainda discutimos fatos comprovados cientificamente. Ainda discutimos o inegável poder terapêutico da maconha. Isso é absurdamente retrógrado!

Além do mais, trabalhamos para levantar a discussão sobre os danos sociais causados pela “Guerra às Drogas”, que oprime, encarcera e mata a população preta e periférica, enquanto os que realmente lucram com o tráfico seguem livres e seguros.

Nossa manifestação é totalmente dentro da legalidade, temos esse direito garantido pelo artigo 5º, inciso XVI, da Constituição da República Federativa do Brasil e, além disso, o Supremo Tribunal Federal já decidiu, por unanimidade, a legalidade do nosso manifesto, não nos enquadrando no crime de apologia às drogas.

Lutamos pela desmistificação da maconha, que não é porta de entrada para nada! Maconha é remédio e salva vidas! Enquanto o álcool, que é legalizado e socializado amplamente, mata diariamente.

Maconha é apenas uma planta, que não faz mal a ninguém! Por isso, lutamos pela descriminalização e regulamentação do uso adulto e autocultivo da maconha, bem como pela reparação social a todos que já sofreram de alguma forma pelas políticas proibicionistas

Vamos continuar compartilhando conhecimento e exercendo nosso direito à liberdade de expressão e manifestação democrática

Atenciosamente,
Marcha da Maconha Sorocaba"

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Assaltante morre baleado por GCM na Zona Norte de Sorocaba

Ministra do STF nega recurso ao casal Nardoni para redução de pena

Governo Federal lança canal de denúncias sobre preço de combustíveis; saiba como fazer

Governo avalia aposentadoria com idade mínima de 65 anos para homem e mulher

MDA apresenta a programação da 11ª Temporada de Música Clássica de Sorocaba 2021 - veja a coluna de José Simões

Unisa expulsa alunos por atos obscenos durante jogo de volei feminino