28 de Março de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Vitão do Cachorrão e Irineu Toledo lavam “roupa suja” durante sessão; veja o vídeo

Postado em: 08/02/2019

Compartilhe esta notícia:

Os vereadores Vitão do Cachorrão (MDB) e Irineu Toledo (PRB) discutiram na sessão desta quinta-feira (07), após o líder do prefeito acusar colegas de praticar populismo. O parlamentar do MDB não gostou do comentário, feito durante a discussão de um veto do prefeito José Crespo (Dem) a um projeto de Vitão, que determinava a Prefeitura a enviar correspondência com Aviso de Recebimento aos contemplados em programas habitacionais. Vitão chegou a afirmar que havia conhecido o “primeiro pastor mentiroso”, em alusão ao colega. O veto foi derrubado após votação. Veja a confusão nos vídeos abaixo.

Em um ponto do debate, Irineu citou que conhece o colega há muito tempo, desde quando Vitão, segundo ele, havia prometido que passaria por cima dele. “Desde aquele tempo que vossa excelência prometeu que ia me tratorar, que ia me envergonhar”, lembrou Irineu, sendo imediatamente rechaçado pelo parlamentar do MDB.

“Eu falei que ia te pisar? Eu nunca vi pastor mentiroso, mas estou vendo na minha frente agora”, afirmou Vitão ao microfone. “Eu nunca te falei isso Irineu. Eu ajudei o seu partido, tive 4 mil votos na legenda, e vossa excelência não olhou mais na minha cara depois de eleito, igual faz muito até com os membros da sua ex-igreja”, disparou Vitão.

Vitão ainda criticou o colega. “Não venha falar comigo que eu não tenho medo de vossa excelência. Eu estou aqui pelo povão, por voto. Não tive voto de cabresto. Não estou aqui porque o pastor mandou votar em mim. Eles votaram por causa do meu trabalho”, exclamou.

Irineu disse que Vitão, pela caminhada como parlamentar, “vestiu a carapuça” e estava “fazendo o trabalho que sempre fez”. Irineu aproveitou para comparar projetos populistas com o Partido dos Trabalhadores. “O PT se utilizou de instrumentos e sempre colocou as pessoas no fundo do poço, para depois dizer que as tirou de lá. Temos que ter cuidado com isso”, comentou.

Irineu lamentou que, em virtude do período eleitoral, muitos projetos serão apresentados para agradar a população, diminuindo as pessoas em virtude de ações populistas. “O populismo vai imperar neste lugar. As pessoas irão dizer: Ó, coitadinha da pessoal, que ia ter uma casinha, botar o filhinho, o maridinho. Por que quando se refere a pobre sempre é coitadinho. Como se tudo fosse favor, como se tudo fosse migalha que cai da mesa. Nós temos que parar com essa história”, disse Irineu.

Para ele, derrubar o veto causaria um problema jurídico, pois o projeto seria inoperante em virtude da sua inscontitucionalidade. “Vamos devagar com o populismo, vamos devagar com essa conversa, porque daqui pra frente nós vamos ter problema”, comentou o parlamentar, referindo-se ao período eleitoral e eventuais interesses eleitorais dos colegas.

Vitão aproveitou para pedir a palavra para afirmar que não deixaria de atender os pobres. “Vou continuar lutando por aquelas pessoas que são humilhadas. Eu não faço com populismo, mas eu atendo a população, milhares de pessoas…”, quando foi interrompido por Irineu e ironizou. “Deixa eu concluir, dois falando não tem vez. Você não aprendeu isso na igreja?” Irineu respondeu dizendo que na igreja ele aprendeu a “servir a Deus, com sinceridade e respeito ao povo”.

Ao final das discussões, o Veto do prefeito ao projeto de lei do vereador Vitão do Cachorrão foi derrubado. A Prefeitura, segundo Irineu, deve entrar com ação direta de inconstitucionalidade contra a medida no Judiciário.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Aniversário de instalação de Votorantim tem revitalizações de escola e parque

Concurso para Vice-Diretor e Supervisor de Ensino tem provas neste domingo em Sorocaba  

Propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV começa nesta sexta-feira

Entenda porque Bolsonaro teve 5 vezes mais votos que Haddad em Sorocaba

Orçamento de R$ 3,069 bi para Sorocaba em 2021 volta a ser discutido pelos vereadores

Reajuste dos pedágios das rodovias paulistas é adiado