28 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

VÍDEO - Sorocaba já está preparada para a vacinação contra Covid, afirma secretário de Saúde

Foto: reprodução/Facebook
Postado em: 12/01/2021

Compartilhe esta notícia:

O secretário de Saúde de Sorocaba, Vinicius Rodrigues, informou que o município já está preparado para realizar a campanha de vacinação contra a covid-19. 


Assista abaixo

A informação foi dada durante entrevista no Jornal da Manhã, da Jovem Pan Sorocaba, nesta manhã de terça-feira (12). 


Conforme Rodrigues, a secretaria de Saúde já possui os insumos necessários para a vacinação, entre eles 1 milhão seringas e 600 mil agulhas. "O estado vai mandar mais, mas já temos tudo. O que falta é compra de álcool, no qual o processo já está na secretaria", relatou.


Plano de vacinação em Sorocaba


Vendo que alguns municípios de menor tamanho já divulgaram seu plano de vacinação, Rodrigues antecipou-se em explicar que, pelo porte de Sorocaba, é mais seguro aguardar uma nota técnica do governo estadual de orientação, antes de o plano oficial ser divulgado. 

 
"O que nós temos são vários planos [de vacinação]. Não fizemos divulgação dele, porque não sabemos como a vacina vai chegar. Entre 30 de janeiro até o final de fevereiro teremos de vacinar 105 mil pessoas no município. O governo vai me mandar a vacina para todas ou de 10 mil em 10 mil? Isso faz diferença para a quantidade de postos de vacinação, horários de atendimento. O que temos são vários planos:  se vier tudo de uma vez [doses] vai ser assim; se vier 50 mil vai ser assim; se vier de 10 mil em 10 mil, assim [explicando que poderá ocorrer de várias formas]. Assim que tivermos a nota técnica do governo, iremos divulgar [o plano de vacinação]", disse.  

"Nós estamos com nosso plano pronto, mas pelo porte da nossa cidade precisamos saber como as doses virão antes de divulgarmos", finalizou.

 


Cadastramento de acamados


A partir desta quarta-feira (13), anunciou o secretário, a prefeitura fará cadastramento de acamados nas unidades de saúde. "Cadastraremos os idosos. Quanto aquele idoso que não consegue se locomover, o cuidador deverá ir até uma unidade de saúde com documento do acamado e do próprio cuidador. Será feito o cadastro e no momento que for a idade do idoso, uma equipe da prefeitura irá na casa dele aplicar a vacina". 


Álcool em gel e máscaras alvos de denúncia


Aproveitando o assunto, o secretário voltou a comentar uma notícia já denunciada em primeira mão pela Jovem Pan Sorocaba, de 5 mil frascos de álcool em gel vencidos e 100 mil máscaras encontrados estocados em um almoxarifado da Pasta. O material foi doado em maio pela empresa Ypê à prefeitura, mas o álcool em gel venceu em novembro.


O secretário informou que questionou a empresa doadora do material para saber se, mesmo com o prazo de validade estourado, ainda haveria oportunidade de utilizar o álcool em gel. "Se a fábrica é produtora de álcool em gel, o produto vale por dois anos, mas durante a pandemia o governo autorizou que fabricantes de produtos sanitizantes, que não produzem álcool em gel, pudessem fazer a produção dele, desde que esses produtos tivessem o prazo de validade de 6 meses. A Ypê não produz álcool em gel, mas ela fez naquele momento, por conta da pandemia. Como ela não tem Inmetro, então a validade é de seis meses", explicou Rodrigues.

A resposta é aguardada pela prefeitura ainda nesta semana. 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ema machucada é flagrada andando às margens da rodovia João Leme dos Santos

Presidente tem melhora clínica, diz boletim médico

Bolsonaro divulga relato deturpado de conversa de jornalista

Sorocaba recebe a "Da Silva Samba Orchestra" em show no Parque Campolim neste domingo

Menino de 9 anos morre e seis ficam feridos em acidente com dois veículos

Programa “Humanização Inverno” acolhe 12 pessoas em situação de rua na noite de segunda-feira (31)