23 de Junho de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

VÍDEO - Sorocaba já está preparada para a vacinação contra Covid, afirma secretário de Saúde

Foto: reprodução/Facebook
Postado em: 12/01/2021

Compartilhe esta notícia:

O secretário de Saúde de Sorocaba, Vinicius Rodrigues, informou que o município já está preparado para realizar a campanha de vacinação contra a covid-19. 


Assista abaixo

A informação foi dada durante entrevista no Jornal da Manhã, da Jovem Pan Sorocaba, nesta manhã de terça-feira (12). 


Conforme Rodrigues, a secretaria de Saúde já possui os insumos necessários para a vacinação, entre eles 1 milhão seringas e 600 mil agulhas. "O estado vai mandar mais, mas já temos tudo. O que falta é compra de álcool, no qual o processo já está na secretaria", relatou.


Plano de vacinação em Sorocaba


Vendo que alguns municípios de menor tamanho já divulgaram seu plano de vacinação, Rodrigues antecipou-se em explicar que, pelo porte de Sorocaba, é mais seguro aguardar uma nota técnica do governo estadual de orientação, antes de o plano oficial ser divulgado. 

 
"O que nós temos são vários planos [de vacinação]. Não fizemos divulgação dele, porque não sabemos como a vacina vai chegar. Entre 30 de janeiro até o final de fevereiro teremos de vacinar 105 mil pessoas no município. O governo vai me mandar a vacina para todas ou de 10 mil em 10 mil? Isso faz diferença para a quantidade de postos de vacinação, horários de atendimento. O que temos são vários planos:  se vier tudo de uma vez [doses] vai ser assim; se vier 50 mil vai ser assim; se vier de 10 mil em 10 mil, assim [explicando que poderá ocorrer de várias formas]. Assim que tivermos a nota técnica do governo, iremos divulgar [o plano de vacinação]", disse.  

"Nós estamos com nosso plano pronto, mas pelo porte da nossa cidade precisamos saber como as doses virão antes de divulgarmos", finalizou.

 


Cadastramento de acamados


A partir desta quarta-feira (13), anunciou o secretário, a prefeitura fará cadastramento de acamados nas unidades de saúde. "Cadastraremos os idosos. Quanto aquele idoso que não consegue se locomover, o cuidador deverá ir até uma unidade de saúde com documento do acamado e do próprio cuidador. Será feito o cadastro e no momento que for a idade do idoso, uma equipe da prefeitura irá na casa dele aplicar a vacina". 


Álcool em gel e máscaras alvos de denúncia


Aproveitando o assunto, o secretário voltou a comentar uma notícia já denunciada em primeira mão pela Jovem Pan Sorocaba, de 5 mil frascos de álcool em gel vencidos e 100 mil máscaras encontrados estocados em um almoxarifado da Pasta. O material foi doado em maio pela empresa Ypê à prefeitura, mas o álcool em gel venceu em novembro.


O secretário informou que questionou a empresa doadora do material para saber se, mesmo com o prazo de validade estourado, ainda haveria oportunidade de utilizar o álcool em gel. "Se a fábrica é produtora de álcool em gel, o produto vale por dois anos, mas durante a pandemia o governo autorizou que fabricantes de produtos sanitizantes, que não produzem álcool em gel, pudessem fazer a produção dele, desde que esses produtos tivessem o prazo de validade de 6 meses. A Ypê não produz álcool em gel, mas ela fez naquele momento, por conta da pandemia. Como ela não tem Inmetro, então a validade é de seis meses", explicou Rodrigues.

A resposta é aguardada pela prefeitura ainda nesta semana. 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Menor é apreendido após fazer publicações de apoio ao massacre de Suzano

Risco de internação da Ômicron é menor do que Delta, diz estudo

Covid-19: pais registra 965 mortes nas últimas 24 horas

Poupatempo registra recorde de mais de 25 milhões de atendimentos em 2022

Em Votorantim, vereador pede que colega que não tomou vacina contra covid seja retirado de plenário

PM prende 10 e recolhe 29 veículos em operação contra pancadões em Sorocaba