O prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) classificou como "momento de alegria" Sorocaba ser a primeira cidade do estado a implantar da Escola Cívico-Militar.
Assista o vídeo abaixo
Em seu discurso durante o ato solene que abriu as atividades da Escola Matheus Maylasky, agora no novo modelo de ensino, o prefeito afirmou. "É uma alegria muito grande participar desse evento extremamente importante. Sorocaba saindo na frente mais uma vez nessa implantação. É um momento de alegria que vai ficar para a história da cidade".
O chefe do Executivo também afirmou que o trabalho da autoridade militar "vem para somar". "Os senhores militares que estarão atuando aqui em Sorocaba foram bem recebidos e serão sempre muito bem-vindos", exclamou durante seu discurso.
A Escola Municipal Matheus Maylasky, em Sorocaba, iniciou nesta segunda-feira (17) suas atividades como a primeira escola cívico-militar do Estado de São Paulo. “Os alunos serão recepcionados pelos militares e começarão a adaptação ao novo modelo, que já tem sucesso comprovado em diversos estados do país”, afirmou o deputado estadual Tenente Coimbra (PSL), que participou de todo o processo de conversão.
A E.M. Matheus Maylasky foi selecionada pelo Programa Nacional da Escola Cívico Militar (PECIM) ainda no ano passado. Desde então, ela seguiu todos os processos para implantação, que incluiu audiências com a comunidade escolar para explicação sobre o modelo e votação de professores, funcionários da escola e pais de alunos para a aceitação da mudança.
No fim do ano passado a conversão chegou a ser questionada na Justiça, mas em fevereiro deste ano, o TJ-SP concedeu liminar favorável à continuidade do processo de implantação da escola cívico-militar em Sorocaba.
Assista o vídeo