Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Jaqueline aguarda determinação do Judiciário para assumir como prefeita

Postado em: 13/11/2018

Compartilhe esta notícia:

A vice-prefeita Jaqueline Coutinho aguarda uma decisão do Judiciário para assumir a Prefeitura de Sorocaba. Na tarde desta terça-feira (13), após receber a recomendação do Ministério Público para assumir o cargo do Executivo, encontrou a porta do gabinete do prefeito José Crespo trancada. Ainda de acordo com  ela, ninguém tinha autorização para abrir a sala.

Diante da situação, Coutinho foi até o Fórum de Sorocaba, protocolar um ofício junto ao juiz da Vara da Fazenda Pública, para acatar a recomendação do Ministério Público. Lá, a tentativa foi frustrada por falta de documentação.

Ainda na tarde desta terça-feira, a vice-prefeita pretende reunir todos os documentos que foram solicitados e apresentar na Vara da Fazenda Pública.

Determinação do MP

O promotor de justiça Orlando Bastos Filho instaurou um inquérito civil determinando que a vice-prefeita Jaqueline Coutinho assuma imediatamente o cargo de prefeita em razão do prefeito José Crespo (DEM) estar em viagem ao exterior.

Em sua manifestação, Bastos coloca que o prefeito “viajou ao exterior, parte em recreação, para suposta missão oficial, nada muito transparente ou devidamente formalizado, não tendo passado seu cargo à vice-prefeita”.

Bastos quer que o prefeito ao voltar para o país, preste esclarecimento quanto “ao abandono da cidade, sem a indicação do vice” e lembra que quando viajou por um dia, e a vice estava licenciada porque era candidata a deputada estadual, Crespo passou a prefeitura para o presidente da Câmara, Rodrigo Mango (DEM).

 

Não sabia da viagem

Durante entrevista a jornalistas, a vice-prefeita disse que tomou conhecimento da viagem de Crespo à Europa pela imprensa. “Em nenhum momento ele me comunicou. Fiquei sabendo através da imprensa. Achei que poderia haver, até, uma transmissão de cargo. Mas, na ocasião, de acordo com a Lei Orgânica do Município, não precisa no período de 15 dias”, disse.

 Viagem de Crespo

O prefeito José Crespo (DEM) embarcou para Barcelona, na Espanha, na tarde de quinta-feira (8), para participar do Smart City Expo World Congress, congresso organizado pela Fira Barcelona, “uma das mais importantes plataformas de feiras comerciais da Europa, que atua como impulsionadora econômica”.

Diferentemente do que aconteceu em 30 de agosto, quando viajou ao Rio de Janeiro e transmitiu o cargo ao presidente da Câmara Municipal, Rodrigo Manga (DEM), que ficou prefeito por um dia, Crespo não solicitou à Jaqueline Coutinho, sua vice, que assumisse o Executivo durante esses 12 dias.

O Smart City Expo World Congress, que acontece entre os dias 12 e 15 de novembro, levou ao todo para Barcelona uma delegação de 11 prefeitos da FNP (Frente Nacional de Prefeitos), e Crespo está entre eles.

A viagem de volta de Crespo está agendada para 19 de novembro.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

“Melhor prefeito do Brasil”, Sergio Meneguelli é entrevistado na IPA FM

SP vai separar sua cota de Coronavac e entregar o resto ao Ministério da Saúde

Prefeitura encerra na próxima sexta-feira eleição para escolher novo letreiro de Sorocaba

Dono prende cachorro no porta-malas de veículo para almoçar; animal morre sem ar

“Doe um Elogio” aos profissionais de saúde da Santa Casa de Sorocaba

Leitor flagra moto da Urbes com placa pendurada; empresa fará manutenção