20 de Junho de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Vernissage de Samuel Junior e a arte em metal reciclado. Projeto arco continua até 29 de setembro com Mulher Minotauro

Arte: VT
Postado em: 15/09/2023

Compartilhe esta notícia:

O salão de eventos especiais da empresa de pedras do empresário Paulo Cominatto, apreciador e incentivador de artes em Sorocaba, acolheu na noite do dia 14 de setembro dezenas de convidados do artista plástico Samuel Junior. Arquitetos, engenheiros e amigos do artista, como o vereador Ítalo Gabriel Moreira, que defende a economia criativa como modelo de conquista de resultados ao trabalho dos artistas. Antonio Carlos Sampaio, presidente da FUNDEC, este prestigiando o evento e elogiou a iniciativa do Paulo Cominatto em promover esta mostra do artista Samuel Junior, um dos pioneiros em uso de reciclados em esculturas na cidade. As peças produzidas em metal de material reciclado sob o olhar do profissional de serralheria que se tornou artista impressionou pela qualidade e criatividade nos detalhes. O “anjo e o banjo” é uma dessas peças artisticamente produzidas com o uso de garfos e facas e colheres numa montagem de design moderno e futurístico. O banjo que surgiu em uma colher é além de criativo, uma peça que ressoa o som da música na imaginação das pessoas. A figura aramada de uma mulher com fios vermelhos simbolizando o sangue circulando no interior da escultura, em tamanho natural acima de 1,70m é a figura central da Vernissage. Em sua mão o coração simbolizando o amor e na outra extremidade uma flor complementa o ato simbólico de entrega da vida a quem contempla a escultura.

Samuel Junior tem sete anos de inspiração artística e foi iniciada em um momento da sua vida, de depressão. Samuel relatou que esse período crítico da sua existência o levou a refletir sobre a vida e que surgiu espontaneamente o desejo criativo de transformar o aço em figuras expressivas. Uma garça nas margens do rio Sorocaba, fotografada pelo Samuel, em poucos meses já era uma garça na sua galeria de peças artesanais. Assim aconteceu com outras inspirações do dia a dia, como uma barca, um palhaço e muitas outras figuras do cotidiano. Vale conhecer todas as obras desse artista sorocabano.

 

MULHER MINOTAURO

 

A exposição Mulher Minotauro continua na Galeria Fernando Monteiro até o dia 29 de setembro. As peças em exibição são das artistas Silvana Sarti, Luzia Florentino e Fábio Florentino. O projeto Arco da curadora Fernanda Monteiro segue com mostras a partir de 6 de outubro: “Reflexões Cotidianas: A expressividade nos exercícios de atelier”, da artista Carmem Corrêa de Camargo.

 

A galeria Fernanda Monteiro está localizada na rua Gustavo Teixeira, 600 (ao lado da paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora)

 

Vanderlei Testa, Jornalista e Publicitário

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bolsonaro: “auxílio emergencial está ajudando economia a funcionar”

Índices de confiança do comércio e serviços sobem em junho, diz FGV

Sorocaba não registra nenhum caso confirmado de coronavírus nas últimas 24h

Lula e Biden lançam coalizão em defesa dos direitos trabalhistas

Polícia prende adolescentes por tráfico de drogas no Wanel Ville; eles já foram liberados

Covid-19: Butantan entrega mais 1 milhão de doses de vacina ao PNI