Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Câmara aprova a criação da autarquia de fomento ‘Investe Sorocaba’

Postado em: 08/01/2019

Compartilhe esta notícia:

Cida Muniz

Na sessão extraordinária da Câmara Municipal de Sorocaba realizada nesta terça-feira (8) foi aprovada a criação da autarquia “Investe Sorocaba”, que visa, segundo a Prefeitura, “promover a execução de políticas de desenvolvimento, especialmente as que contribuam para a atração de investimentos, a redução das desigualdades regionais, a competitividade da economia, a geração de empregos e a inovação tecnológica”.

Ainda segundo a Prefeitura, a nova autarquia terá, entre outras atribuições, a incumbência de “atrair novos investimentos, nacionais ou estrangeiros, bem como promover e estimular a expansão de empresas instaladas no município”.

A “Investe Sorocaba” será constituída por um Conselho Deliberativo (composto por oito membros e seus respectivos suplentes), um Conselho Fiscal (com três membros de respectivos suplentes) e uma Diretoria Executiva (composta por cinco membros, um dos quais será o diretor-presidente, todos escolhidos pelo chefe do Executivo). A remuneração do pessoal da entidade deverá ser compatível com os padrões salariais do mercado de trabalho.

Durante a discussão, a criação da autarquia foi muito criticada em razão da criação de cargos e também porque caberia à Secretaria de Trabalho ou mesmo ao Parque Tecnológico atuar da forma que o Investe Sorocaba tem em seu conteúdo de criação.

Outra questão levantada é que o diretor da autarquia deverá ser sabatinado pelos vereadores, de acordo com emenda aprovada da parlamentar Iara Bernardi (PT), que também criticaram mais uma vez a contratação da assessora de Brasília.

Emenda do vereador Péricles Regis (MDB) teve aprovado emenda para que a nova autarquia tenha que apresentar relatórios indicando o porquê de não terem apresentados determinados projetos para conseguir verba. Outra emenda de Péricles é que a autarquia terá que apresentar anualmente um relatório das suas atividades.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Receita abre consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2021

Trio é preso em Sorocaba após furtar celulares em Salto de Pirapora

Brasil tem mais de 1,9 mil casos de sarampo confirmados

Ações da Campanha “Maio Amarelo” vão prosseguir ao longo do ano

Programa Humanização acolhe sete pessoas em situação de rua na segunda-feira

Mourão diz que reforma administrativa ‘deveria ser mais profunda’