25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Câmara aprova a criação da autarquia de fomento ‘Investe Sorocaba’

Postado em: 08/01/2019

Compartilhe esta notícia:

Cida Muniz

Na sessão extraordinária da Câmara Municipal de Sorocaba realizada nesta terça-feira (8) foi aprovada a criação da autarquia “Investe Sorocaba”, que visa, segundo a Prefeitura, “promover a execução de políticas de desenvolvimento, especialmente as que contribuam para a atração de investimentos, a redução das desigualdades regionais, a competitividade da economia, a geração de empregos e a inovação tecnológica”.

Ainda segundo a Prefeitura, a nova autarquia terá, entre outras atribuições, a incumbência de “atrair novos investimentos, nacionais ou estrangeiros, bem como promover e estimular a expansão de empresas instaladas no município”.

A “Investe Sorocaba” será constituída por um Conselho Deliberativo (composto por oito membros e seus respectivos suplentes), um Conselho Fiscal (com três membros de respectivos suplentes) e uma Diretoria Executiva (composta por cinco membros, um dos quais será o diretor-presidente, todos escolhidos pelo chefe do Executivo). A remuneração do pessoal da entidade deverá ser compatível com os padrões salariais do mercado de trabalho.

Durante a discussão, a criação da autarquia foi muito criticada em razão da criação de cargos e também porque caberia à Secretaria de Trabalho ou mesmo ao Parque Tecnológico atuar da forma que o Investe Sorocaba tem em seu conteúdo de criação.

Outra questão levantada é que o diretor da autarquia deverá ser sabatinado pelos vereadores, de acordo com emenda aprovada da parlamentar Iara Bernardi (PT), que também criticaram mais uma vez a contratação da assessora de Brasília.

Emenda do vereador Péricles Regis (MDB) teve aprovado emenda para que a nova autarquia tenha que apresentar relatórios indicando o porquê de não terem apresentados determinados projetos para conseguir verba. Outra emenda de Péricles é que a autarquia terá que apresentar anualmente um relatório das suas atividades.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Prazo para eleitor regularizar título termina em maio

Manga anuncia que região de Sorocaba irá gerar quase 3 mil empregos com novas empresas

Limite de transferência no Pix à noite passa a valer nesta segunda-feira

Trump dá as costas à jornalista durante entrevista

Posto de Atendimento ao Trabalhador de Votorantim oferece 346 vagas de emprego

Prefeitura de Votorantim estende horário de atendimento em três UBSs