Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Vereadora cobra ações mitigatórias: “o que ocorre em Sorocaba é uma tragédia”

Postado em: 28/07/2019

Compartilhe esta notícia:

A vereadora Iara Bernardi (PT) fez uma série de visitas à Zona Oeste, acompanhada de técnicos da Urbes, solicitando melhorias para o trânsito. Dentre as reivindicações, ocorridas no último dia 23/07, esteve a solicitação de transformação de parte de uma via particular em via pública, para “duplicar” um trecho da Estrada do Ipatinga. A cobrança de Iara é que a ação ocorra como medida mitigatória pela construção do Residencial Coimbra.

Outra solicitação de Iara foi para que o traçado de duplicação da Av. Comendador Vicente Amaral seja revisto. A duplicação ocorre como medida mitigatória pela construção do Residencial Serra Bonita, mas o traçado está perigoso e feito de forma equivocada, segundo a vereadora. Ela cobra que toda a via seja iluminada, iluminação essa implantada também como medida mitigatória por parte dos empreendedores.

“O que está ocorrendo em Sorocaba é uma tragédia: nossa cidade está crescendo desordenadamente e parece que a Prefeitura não faz a menor questão de desempenhar seu papel de fiscalizadora e agir no sentido de garantir um futuro sustentável para nosso município. O futuro cobrará a fatura do desleixo com o presente”, diz Iara.

RESIDENCIAL COIMBRA

Em sua primeira ação, Iara esteve com técnicos da Urbes na Estrada do Ipatinga, em frente ao Residencial Coimbra, que cresce dia a dia (em etapas) e já conta com mais de mil residências. Os empreendedores construíram uma via de acesso ao residencial, paralela à Estrada do Ipatinga, em seu início, no final da Av. Américo Figueiredo. A Av. Américo é duplicada, mas a Estrada do Ipatinga, não.

“Solicitamos à Urbes, que aceitou nossa proposta, uma ação no sentido de tornar essa via de acesso ao Residencial Coimbra uma via de tráfego público, tornando-a, então, uma continuação da duplicação da Américo Figueiredo, por conseguinte, a duplicação da Estrada do Ipatinga”, diz Iara.

“Tal ação já ocorreu, por nossa iniciativa, nos primeiros 500 metros da via dos empreendedores. Mas como o condomínio cresce em “módulos” (“villages”), outros 100 metros de via foram construídos. São justamente esses 100 metros que cobramos que sejam tornados via pública juntamente aos 500 anteriores”, lembra a parlamentar. Com isso, o tráfego local ganhará fluidez, inclusive para as centenas de pessoas que usam diariamente a Estrada para acesso a George Oeterer.

“É importante salientar que cobramos que essa extensão de via pública se dê como ação mitigatória e compensatória por parte do residencial, sem custos ao Poder Público, que já deveria ter exigido ações mitigatórias e compensatórias no ato de aprovação do projeto”, enfatiza.

RESIDENCIAL PARQUE SERRA BONITA

Outra vistoria que a parlamentar petista fez foi no Residencial Parque Serra Bonita, também na Zona Oeste. A Prefeitura aceitou, como ação mitigatória, que os empreendedores (MRV) arcassem com a duplicação de parte da Av. Comendador Vicente Amaral. “Contudo, o traçado que fizeram ficou extremamente perigoso, mal feito, mal projetado. Exigimos que esse traçado seja revisto, bem como toda a sinalização do local. A Urbes, que nos acompanhou, concordou com nossas propostas”, enfatiza Iara.

A Associação de Moradores do Piazza di Roma e Adjacências está cobrando a implantação de iluminação na Avenida. “Concordamos integralmente com a Associação e estamos ao lado dela lutando para que a iluminação da via se dê também como contrapartida do empreendedor”, diz a parlamentar. O Residencial possui mais de 900 apartamentos e estão previstas mais de 4 mil novas unidades.

ACESSO AO CENTRAL PARQUE

Por fim, Iara solicitou estudos da Urbes, cujos técnicos in loco verificaram, com ela, a viabilidade da proposta, de pavimentar uma via paralela à Raposo Tavares, para dar acesso facilitado ao Central Parque e demais bairros. Hoje, a entrada é feita exclusivamente pela lateral do Boi Branco (Estrada Heitor Cury). Com a pavimentação da continuação da via, os carros poderão ter novo acesso aos bairros, desafogando o trânsito.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Zoonoses removeu mais de 120 toneladas de criadouros neste ano

Adolescente que morreu em acidente de moto é sepultado em Salto de Pirapora

Entidades acusam Jaqueline de ter montado comitê fake sobre retomada econômica

Veja datas previstas para a primeira fase de vacinação contra a Covid em SP

Robson Catalunha estreia obra em realidade - veja a coluna de José Simões

Adolescentes têm piora na alimentação e aprendizado durante pandemia, aponta pesquisa