A vereadora Fernanda Garcia (PSOL) protocolou uma representação no Ministério Público para que o órgão tome uma providência sobre a construção da guarita na Praça Coronel Fernando Prestes, em frente ao prédio histórico da Catedral Metropolitana de Sorocaba.
Segundo a vereadora, a obra do governo Crespo “vem sendo feita de maneira irregular”, tendo iniciado “sem qualquer consulta ao Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico, Turístico e Paisagístico de Sorocaba”.
Para Fernanda, a praça Coronel Fernando Prestes e a Catedral Metropolitana “são dois cartões postais da cidade, patrimônios da nossa paisagem cultural. A construção viola a identidade paisagística e também mostra a intransigência desse governo, ao não consultar o conselho responsável. Por todas as irregularidades que envolvem a obra, avalio que ela não pode prosseguir”.
O prédio da Catedral é tombado desde 2007 em caráter definitivo e, portanto, “protegido pela legislação brasileira à garantia da sua preservação”, ressaltou a vereadora Fernanda Garcia.